Topo

Fabricante dos instrumentos de "Rock Band 4" declara falência

"Rock Band 4" foi a última grande aposta da Harmonix e Mad Catz - Reprodução
"Rock Band 4" foi a última grande aposta da Harmonix e Mad Catz Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

31/03/2017 11h34

Mad Catz dependia do sucesso de jogo musical para não fechar as portas

Após 28 anos como uma das grandes marcas de acessórios e periféricos na indústria de games, a fabricante americana Mad Catz declarou falência na última quinta (30), e oficializou o fim de suas operações.

A empresa também abriu um pedido de liquidação de ativos para saldar dívidas via Capítulo 7 das leis de falência da corte dos EUA.

Subsidiárias da Mad Catz em outros países também farão declaração de falência de acordo com as leis vigentes em cada país.

Fundada em 1989, a Mad Catz era uma das líderes do mercado de periféricos para games, sendo responsável pela criação e distribuição de diversos controles, joysticks, cartões de memória e outros acessórios nas últimas décadas.

A empresa também era conhecida por patrocinar eventos relacionados a games, particularmente campeonatos de "Street Fighter", já que também era conhecida por seus controles especiais para jogos de luta.

A queda da Mad Catz deve-se principalmente a uma aposta arriscada feita entre ela e a produtora Harmonix para "Rock Band 4", sendo responsável pela criação dos instrumentos e distribuição do jogo em si.

Mesmo em 2015, dizia-se que a empresa dependia do sucesso de "Rock Band 4" para não fechar as portas.

Infelizmente, "Rock Band 4" não foi um sucesso, o que levou a empresa a demitir mais de um terço de seus funcionários e a um prejuízo de US$ 11,6 milhões

No fim, estas medidas não foram suficientes para conter a perda de dinheiro da empresa.