Topo

Além de balas e água: em Curitiba, motorista de Uber tem videogame no carro

Fernando Martins Kania instalou um Super NES no carro para jogar no tempo livre, mas ideia acabou agradando também aos passageiros - Arquivo pessoal/Reprodução
Fernando Martins Kania instalou um Super NES no carro para jogar no tempo livre, mas ideia acabou agradando também aos passageiros Imagem: Arquivo pessoal/Reprodução

Rodrigo Lara

Do Gamehall

06/04/2017 14h04

A chegada de aplicativos como o Uber trouxe uma dose extra de comodidade para quem estava acostumado a pegar táxi para se locomover pelas cidades. É comum que carros do serviço ofereçam mimos aos passageiros, como água e balas, mas um motorista de Colombo, nos arredores de Curitiba, foi além: quem for atendido por Fernando Martins Kania (25) terá a oportunidade de se distrair jogando games clássicos do Super Nintendo.

"Eu sou apaixonado por videogames. Jogo desde pequeno e brigava com minha mãe para poder usar o Super Nintendo. Então decidi adaptar o Super Nintendo no carro para poder jogar entre uma corrida e outra. Tenho ele há mais de 15 anos, ganhei por tirar boas notas na escola. Agora ele me acompanha no carro também", conta.

Fernando, que começou a trabalhar com o Uber para complementar sua renda - e também ocupar o tempo livre após sair do seu trabalho no ramo de construção -, acabou ficando conhecido após publicar uma foto em um grupo de motoristas do aplicativo. "Não tinha ideia que isso iria repercutir tanto", diz. Depois do sucesso, ele criou uma página no Facebook e um canal no YouTube.

O resultado é que não apenas o videogame serviu para distraí-lo nas horas vagas, mas acabou conquistando seus clientes.

Veja como funciona o Super Nintendo do "Uber Mario"

Start

"Uma vez eu atendi uma moça e, após avisá-la que a corrida tinha acabado, ela pediu para eu esperar porque ela queria passar as fases das estrelas em "Super Mario World". Eu disse que tudo bem, só pedi para ela encerrar a viagem para não pagar a mais. Quando percebo, ela fez outra solicitação e disse que pagaria o dobro pela corrida desde eu a esperasse achar a chave da fase bônus do jogo!".

Fernando é dono de um Citroën C3 2012 e conta que a instalação foi simples. "O aparelho de DVD do carro tinha uma entrada A/V, igual a uma TV. Só comprei um adaptador de energia". Para evitar multas, ele instalará telas nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros - de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, é proibido transitar com telas ligadas de aparelhos eletrônicos instaladados no painel do carro.

Uber Mario - Fernando Martins Kania - Arquivo pessoal/Reprodução - Arquivo pessoal/Reprodução
Por enquanto, o Super Nintendo fica ligado em uma tela no painel do carro e é usado pelo motorista com ele parado ou pelos passageiros. Ideia é colocar telas nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros e, assim, evitar multas
Imagem: Arquivo pessoal/Reprodução

Fernando, que ganhou o apelido de "Uber Mario", gostou da repercussão de sua ideia e, agora, pretende ir além. "Minha ideia é adesivar o carro com os personagens de 'Mario'", explica.

Em casa, ele conta que possui um PlayStation 4 e outro Super Nintendo. Ainda assim, o videogame mais antigo tem sua preferência. "Não tem videogame melhor do que o Super Nintendo, na minha opinião. 'Mario', então, nem se fala!"