Topo

Scorpio pode virar o jogo para o Xbox One? Especialistas divergem

Ainda não sabemos muito sobre o Xbox Scorpio - Divulgação/Microsoft
Ainda não sabemos muito sobre o Xbox Scorpio Imagem: Divulgação/Microsoft

Do UOL, em São Paulo

07/04/2017 11h34

Preço é fonte de discussão intensa, mas analistas otimistas acreditam que console pode vender mais que PS4 em 2017

Nesta quinta (6), a Microsoft divulgou mais detalhes sobre o Scorpio, novo console da empresa que deverá ser lançado até o fim do ano.
Com seu poder gráfico significativamente superior ao do PlayStation 4 e capacidade de rodar jogos e filmes em 4K com taxa de quadros de até 60 fps, o Scorpio se coloca definitivamente na posição de console mais poderoso da atualidade.

Alguns analistas de mercado, porém, não sabem até que ponto isto será do interesse do público geral.

"No passado a Microsoft estava atrás de uma base de consumidor mais geral, mas agora eles estão sendo forçados a mirar nos consumidores de games que preferem performance de hardware e estão mais interessados nas especificações do sistema do que nos jogos em si", opina David Cole, do instituto DFC Intelligence, ao site Gameindustry.biz.

Lewis Ward, gerente da IDC, é mais otimista, especialmente em relação à taxa de adoção cada vez maior de TVs Ultra HD, capaz de reproduzir a resolução 4K, e a realidade virtual.

"Estimamos que há por volta de 100 milhões de TVs UHD ao redor do mundo neste momento, mas este número deve duplicar até o fim de 2018. A onda de TVs 4K está vindo, mas é uma onda lenta", disse. "Isto é mais sobre prevenir e proteger o Xbox One deste destino inexorável, mas não esqueça que experiências em realidade aumentada e realidade virtual estarão no meio desta história também."

Durante a feira GDC, em março, a Microsoft revelou que está trabalhando em óculos de realidade virtual, o Windows Mixed Reality, que será compatível com o Xbox One e Scorpio.

Curiosamente, os especialistas financeiros não citaram a variedade de jogos como um possível fator, esperando até a E3 2017 para ver se o Scorpio o Xbox One terão grandes promessas até o fim do ano. O possível preço do console, por outro lado, é uma fonte de discussão intensa.

"O preço vai importar, e se for abaixo de US$ 400, talvez seja uma comparação pesada com o PS4 Pro", declarou Michael Pachter, um dos analistas mais conhecidos do mercado de games. "Se for US$ 400 ou menos, eles podem começar a ganhar uma parte do mercado... Donos de TVs 4K que jogam games vão ter mais interesse no console 4K. Este nicho vai ficar mais relevante neste fim de ano, já que estas TVs estão sendo constantemente vendidas a valores abaixo de US$ 1.000".

Considerando a tecnologia do Scorpio, porém, muitos especialistas acreditam que a plataforma será vendida por um valor mais alto.

"Os componentes de alto nível sugerem que o Project Scorpio chegará ao mercado com um preço maior que o PlayStation Pro, lançado em 2016 por US$399/€399/£349", declarou Piers-Harding Rolls, da IHSMarkit. "Embora a capacidade de trazer jogos em 4K nativos é uma vantagem para a Microsoft e seu posicionamento de produto, temos que ser realistas quanto a seu potencial de vendas com um valor mais alto quando para muitos jogadores de consoles - aqueles sem display em 4K - estas vantagens serão menos significativas."

"Se vender até um milhão de unidades no quarto trimestre de 2017, acho que vai estar com uma performance muito boa", continuou.

Ward, por outro lado, acredita que pelo preço dos componentes o console deverá ser vendido por US$ 700 ou mais nos EUA. Anteriormente, a Microsoft disse que o preço não passaria deste valor.

Forza Motorsport 6 - Divulgação/Microsoft - Divulgação/Microsoft
"Forza Motorsport 6" já roda na resolução 4K e a 60 quadros por segundo no Project Scorpio
Imagem: Divulgação/Microsoft

Apesar disso, é possível que a a presença do Scorpio e do Xbox One S ao mesmo tempo possa ajudar a Microsoft a recuperar a distância em relação à Sony. Joost van Dreunen, CEO do instituto SuperData, se mostra otimista quanto às chances da empresa neste ano.

"Microsoft é um segundo colocado distante da Sony", declarou. "A Sony conseguiu criar um marketing impressionante com seus lançamentos de hardware e o sucesso relativo do PSVR. Isso colocou a Microsoft na defensiva."

"Ao trazer um console mais próximo de um PC de alta qualidade, e possivelmente integrar estes dois mercados, fortalece sua posição e credibilidade."

"Estou um pouco preocupado, porém, com a falta de atenção para o mercado casual. É compreensível, os segmentos de audiência tradicional são os mais lucrativos, mas é um universo finito de jogadores."

David Cole também se mostra receoso com o público que a Microsoft está tentando engajar, e seu impacto na empresa.

"No último relatório da DFC sobre jogos por vir notamos que mais e mais desenvolvedores estão optando por não lançar versões de jogos para Xbox One neste momento", disse. "O Project Scorpio não dá nenhuma razão para mudar isso já que ele é realmente voltado para fãs de Xbox que já foram convertidos."

"Para que o Scorpio seja um sucesso a Microsoft precisa, de alguma forma, converter quem não é dono de um Xbox".

Curiosamente, a Microsoft já indicou que uma de suas maiores preocupações com o Scorpio é retomar a relação com desenvolvedores dos tempos do Xbox 360, que foi perdida com o Xbox One.