Topo

Afinal, como o Hulk veio parar no novo filme do Thor?

Victor Ferreira

Do Gamehall, em São Paulo

13/04/2017 11h55

"Thor: Ragnarok" deve adaptar - ao menos parcialmente - uma das melhores histórias recentes do Golias Verde

De surpresa, a Marvel divulgou o primeiro trailer de “Thor: Ragnarok” nesta segunda, 10 de abril.

Em 24 horas, o trailer alcançou o maior número de visualizações de qualquer produção da Marvel ou da Disney, sendo assistido mais de 136 milhões de vezes.

Então, é provável que você tenha visto este trailer.

… E que tenha visto que o Hulk está nele.

Não que fosse algum segredo que o grandalhão estivesse no filme, já que isso havia sido confirmado em 2016, mas quem não conhece muito do mundo dos quadrinhos pode se perguntar como ele chegou em um lugar alienígena, e porque está vestido de gladiador.

Bom…

Em 2006, a Marvel Comics publicou uma das melhores e mais divertidas histórias do Golias Verde: “Planeta Hulk”, escrita pelo roteirista Greg Pak e com desenhos de Carlo Pagulayan.

Planeta Hulk - Reprodução/Marvel - Reprodução/Marvel
ARE YOU NOT ENTERTAINED?
Imagem: Reprodução/Marvel

Nela, os principais figurões da Terra - Tony Stark, Professor Xavier, Reed Richards, Doutor Estranho e Raio Negro - não conseguem mais tolerar a destruição e mortes causadas pelo Hulk e seu constante rastro de destruição, e decidem lidar com este problema da forma mais “quadrinhos” possível: jogando o brutamontes em um foguete e o enviando para longe do sistema solar.

No meio do caminho, a nave atravessa um buraco de minhoca e cai em Sakaar, um planeta inóspito dominado por um tirano conhecido apenas como “Rei Vermelho”.

Após ser capturado, Hulk é forçado a lutar como um gladiador para conquistar sua liberdade, virando rapidamente um herói do povo, e acaba liderando uma revolução contra o rei junto com outros (e bizarros) guerreiros que encontrou no caminho.

(Vale notar que nesta história nosso herói está menos para “monstro descontrolado” e mais para “grandalhão verde extremamente irritado com todo mundo” - o que não é incomum nas HQs, mas pode ser um pouco estranho para o público casual)

A série foi adorada por fãs e crítica, que elogiou desde o elenco diferente de personagens até a estética da história, que lembra mais os contos de “Conan, o Bárbaro” e “John Carter de Marte” do que as narrativas normais do Incrível Hulk.

O sucesso foi tanto que ela chegou a ganhar um filme animado em 2010. Por isso, muita gente acredita que “Planeta Hulk” seria perfeito para o Universo Cinematográfico da Marvel. Mas por que não simplesmente fazer um novo filme ao invés de incluí-lo no pacote de “Thor: Ragnarok”?

Hulk (2003) - Reprodução - Reprodução
Ah, é...
Imagem: Reprodução

Infelizmente, apesar de ser um dos personagens mais populares e reconhecidos da marca, o Hulk não tem um histórico recente de grande sucesso, tanto com o filme de 2003 de Ang Lee quanto o de 2008 estrelado por Edward Norton. E como a Marvel não gosta de arriscar perder dinheiro, ele acabou sendo jogado para escanteio por algum tempo.

Isto é, até “Os Vingadores”, em que o Hulk se destacou por suas cenas de ação e momentos de alívio cômico. Com interesse renovado do público, começaram a surgir boatos e interesse sobre um possível novo filme - possivelmente baseado naquela HQ.

Em 2014, porém, tanto o ator Mark Ruffalo quanto o presidente do Marvel Studios, Kevin Feige, declararam que “Planeta Hulk” não seria a melhor história a ser adaptada para o cinema, justamente porque nestes filmes ele não tem a mesma (relativa) eloquência e controle daquela versão do personagem.

Isso sem falar que a Disney ainda deve ter traumas de filmes nestes moldes após o fracasso de "John Carter".

… Mas isso não quer dizer que eles não possam usar algumas ideias dela para outro filme, estrelado por um certo Deus do Trovão que já se provou ser um sucesso nas bilheterias não só uma, como duas vezes, e que tem um histórico de aventuras intergaláticas.

(Vamos deixar a discussão da qualidade destes dois filmes - ou mesmo dos outros filmes do Hulk - para outro dia)

Então, ao que tudo indica, o Marvel Studios decidiu pegar alguns aspectos de “Planeta Hulk” - o planeta Sakaar, o Hulk gladiador, e até elementos do Rei Vermelho para o personagem de Jeff Goldblum ao julgar pelo trailer - e implementá-los no novo filme do Thor.

Planeta Hulk - Surfista Prateado - Reprodução - Reprodução
Nos quadrinhos ele até lutou com outro herói da Marvel - no caso, o Surfista Prateado
Imagem: Reprodução

O que se por um lado serve como um meio-termo para quem não conhece muito das histórias recentes do Hulk nos quadrinhos e fãs das HQs, também acaba diminuindo as chances de vermos uma adaptação maior da série nos cinemas, já que o filme ainda é centrado em Thor, Loki e os outros guerreiros de Asgard.

Mas é difícil reclamar de uma nova pancadaria entre Thor e o Hulk nas telonas. Especialmente considerando que a última vez terminou de forma... abrupta.