Topo

Por que o Scorpio só vai sair em 2017? Microsoft explica

Novo console ainda não teve data de lançamento divulgada - Divulgação/Microsoft
Novo console ainda não teve data de lançamento divulgada Imagem: Divulgação/Microsoft

Do UOL, em São Paulo

13/04/2017 08h17

4K e preço do hardware foram fundamentais na escolha da data de lançamento do console

Na mesma entrevista ao Gamasutra em que o kit de desenvolvimento do Project Scorpio foi revelado, o chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, discutiu os motivos de lançar o console em 2017, especialmente em relação ao PlayStation 4 Pro, modelo mais poderoso do console da Sony que chegou às lojas no ano passado.

"Achávamos que TVs 4K ficariam em um bom patamar no meio desta geração", explicou. "Então elaboramos um console para 2016, e outro para 2017. Estávamos trabalhando nestes planos meio que simultaneamente, e algum ponto, era preciso - vamos dizer - 'dar uma sinal verde'."

"Para o que tínhamos em 2016... Achei que precisávamos de mais do que o molde que estaria disponível e a um preço que o consumidor de console estaria disposto a pagar", o que de acordo com Spencer fez a empresa desistir deste projeto, e se focar em um console "totalmente voltado para o 4K" em 2017.

Spencer também chegou a comentar sobre a decisão da Sony em relação ao PS4 Pro.

"Às vezes eu me meto em enrascadas quando falo demais da Sony mas, a escolha que fizeram com o PS4 Pro, eu entendo completamente, da perspectiva deles e de onde querem chegar", diz. "Já disse em público e privadamente, acho que eles fizeram um bom PS4 Pro para 2016."

"Mas a questão de não querer causas quedas em taxa de quadros... Se desenvolvedores querem forçar a resolução, falar aos jogadores 'aqui, você comprou um console de maior qualidade, deixe-nos mostrar uma resolução maior', você não quer que a taxa de quadros caia. E isso era algo que não achávamos que seria possível fazer com o silício disponível em 2016."

O Project Scorpio será lançado até o fim deste ano.