Topo

PS4 ou Xbox One? Pesquisa revela qual videogame é mais popular no Brasil

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

17/04/2017 11h49Atualizada em 19/04/2017 12h19

O PlayStation 4 é o videogame da atual geração mais popular no Brasil, ficando na frente do concorrente Xbox One.

As informações são da firma de pesquisa de mercado Newzoo, às quais UOL Jogos teve acesso em primeira mão.

Segundo o levantamento da Newzoo, 19% dos jogadores brasileiros aproveitam seus games no PlayStation 4. A porcentagem é maior que a do Xbox One, que ocupa 12% do mercado nacional.

Curiosamente, o atual cenário do mercado é uma inversão do que acontecia na geração passada, durante a qual o Xbox 360 era muito mais popular do que o PlayStation 3.

Ainda hoje, o Xbox 360 tem 34% do mercado brasileiro, e o PlayStation 3, 22%. Outras plataformas ocupam os 13% restantes.

Por conta disso, a marca Xbox como um todo ainda é mais jogada do que a linha PlayStation: ainda de acordo com a Newzoo, 59% dos gamers de consoles jogam em um sistema Xbox, enquanto 56% jogam em um PlayStation. E 15% do público diverte-se com ambos.

Em seu site oficial, a Newzoo explica sua metodologia para a obtenção de dados de mercado: são computadas informações obtidas a partir de revendedoras, análises de relatórios financeiros de companhias públicas ou não públicas, e pesquisas de consumo feitas pela própria firma.

Ao UOL Jogos, a firma ainda esclareceu que as próprias pesquisas são conduzidas pela internet, mas com apoio de equipes locais, em 28 países, incluindo o Brasil.