Topo

Por que o PlayStation 4 não roda jogos de PS3?

Se você quer continuar jogando seus games de PS3, é melhor manter o velho console por perto... - Arte/UOL Jogos
Se você quer continuar jogando seus games de PS3, é melhor manter o velho console por perto... Imagem: Arte/UOL Jogos

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

18/04/2017 04h00

A retrocompatibilidade - uma das funções mais populares do Xbox One - não existe no PlayStation 4. Mas por que?

Diferente do console da Microsoft, que tem uma arquitetura de sistema bem parecida com a do Xbox 360, o PS4 é construído de uma maneira completamente diferente do PlayStation 3. Parece absurdo, mas não é: tecnicamente, o PlayStation 4 teria mais facilidade para rodar jogos de 360 do que de PS3.

O culpado por toda essa diferença tem nome: o poderoso processador Cell, que apesar de toda a sua capacidade já criava problemas para a Sony desde o lançamento original do PS3.

O processador proprietário da Sony foi muito criticado por desenvolvedores, que eram obrigados a reaprender várias técnicas de programação para conseguir colocar seus games no PlayStation 3. O resultado? Apesar do PS3 ser mais poderoso do que o Xbox 360, jogos multiplataforma como "Skyrim" e "Street Fighter IV" rodavam muito melhor no sistema da Microsoft.

Para facilitar a vida dos desenvolvedores, a Sony decidiu montar o PlayStation 4 com uma arquitetura muito mais próxima àquela utilizada em sistemas operacionais modernos de PC. Ou seja: assumiu a estratégia vitoriosa da Microsoft.

Mas o Cell ficou para trás. Para rodar tranquilamente jogos de PS3, o PlayStation 4 precisaria ter um desses processadores dentro de si, já que simular todas as suas rotinas em uma arquitetura diferente cobra um poder de processamento absurdamente grande. Prova disto é a maneira como a emulação de PS3 para PC ainda engatinha, mesmo em hardware de última linha.

Red Dead Redemption retrocompatível - Divulgação/Rockstar Games - Divulgação/Rockstar Games
Através da retrocompatibilidade, Xbox One roda até mesmo "Red Dead Redemption"
Imagem: Divulgação/Rockstar Games

"Retrocompatibilidade é difícil", disse o presidente da Sony Worldwide Studios Shuhei Yoshida, em entrevista ao Polygon em 2015. "Não posso afirmar que nunca o faremos, mas não é algo fácil de fazer. Se fosse fácil já o teríamos feito".

Enquanto a Sony não encontra uma solução mágica para rodar games de PS3 no PS4, a única alternativa é assinar o serviço PlayStation Now, que oferece um catálogo de clássicos do antigo console via streaming. Infelizmente, a opção não está disponível no Brasil.