Topo

Ele hackeou a PSN e Xbox Live e pegou dois anos de prisão

O hacker Adam Mudd, criador do programa Titanium Stresser - Reprodução/The Guardian
O hacker Adam Mudd, criador do programa Titanium Stresser Imagem: Reprodução/The Guardian

Do UOL, em São Paulo

26/04/2017 11h20

Jovem criou programa para derrubar servidores com apenas 16 anos

A corte britânica sentenciou o hacker Adam Mudd, de 20 anos, a dois anos de prisão por ter criado um programa que derrubou os servidores de diversas pessoas e empresas, incluindo a PlayStation Network e Xbox Live.

Em 2013, Mudd - na época com apenas 16 anos - criou um programa conhecido como Titanium Stresser, que consegue derrubar conexões e servidores via Ataques de Negação de Serviço, mais conhecidos como DDoS.

O jovem foi pessoalmente responsável por 549 ataques a 181 endereços de IP diferentes entre 2013 e 2015. Em 2014, ele chegou a derrubar os servidores da sua própria faculdade, a West Herts College, como vingança por não receber ajuda das autoridades locais após ser assaltado.

Mais do que isso, Mudd também vendeu o programa online, faturando 386 mil libras (ou R$ 1,54 milhão) no processo. Acredita-se que há mais de 112 mil usuários do Titanium Stresser, que conseguiram afetar 666 mil endereços de IP.

Além da PSN e do Xbox Live, o Titanium Stresser também afetou jogos como "Minecraft" e "RuneScape", causando prejuízo estimado de 184 mil libras (ou R$ 745 mil) para o estúdio Jagex.

Durante o processo, Mudd foi diagnosticado com Síndrome de Asperger, uma forma de autismo que afeta interações sociais. Seu advogado de defesa, Ben Cooper, argumentou que "este foi um período infeliz para o Sr. Mudd, no qual ele sofreu muito. Este é alguém procurando amizade e status na comunidade gamer."

O juiz Michael Topolski, porém não suspendeu a sentença pela gravidade dos crimes: "Estou satisfeito de que você sabia muito bem que este não era um jogo. Era um um negócio para se fazer dinheiro, e seu software estava fazendo exatamente o que estava programado para fazer".