Topo

Após Mundialito de "LoL" e suspensão, Yoda anuncia pausa na carreira

Felipe "Yoda" Noronha, da equipe Red Canids de "League of Legends" - Reprodução
Felipe "Yoda" Noronha, da equipe Red Canids de "League of Legends" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

02/05/2017 20h51

Após vencer o Campeonato Brasileiro de "League of Legends", representar o Brasil no torneio MSI, e se envolver em uma controvérsia após ser suspenso e multado por comentários racistas, o jogador Felipe "Yoda" Noronha anunciou que pretende fazer uma pausa na sua carreira dentro dos eSports.

Yoda anunciou sua despedida por um tweet e  um vídeo no YouTube, que também mostrou um pouco da trajetória do jogador no cenário profissional de "LoL", que começou em meados de 2014.

"Pro momento que estou agora, acho melhor eu parar", disse.

Apesar de não declarar oficialmente sua aposentadoria, o jogador deu uma série de razões pelas quais não deve voltar ao cenário profissional tão cedo: a realização do sonho de jogar e conquistar o Campeonato Brasileiro de "League of Legends", a rotina exaustiva para a vida de pro player, e outros projetos nos quais quer trabalhar fora dos eSports.

"Eu tenho vários projetos para tocar, tanto como empresário como showman", explicou. "O que posso falar pra vocês é que esse ano vai ser absurdo em relação a isso. Vou criar bastante conteúdo sobre eSports pra galera."

Além de sua carreira como jogador profissional, Yoda também é o brasileiro mais popular no serviço de streaming Twitch, tendo mais de 485 mil seguidores em seu canal. Em entrevista com UOL Jogos, ele chegou a dizer que seu ganhos como streamer são maiores do que como pro player de "League of Legends".

Yoda também comentou sobre a controvérsia envolvendo sua suspensão, que também gerou uma multa equivalente a R$ 6,3 mil: "O que mais aprendi com esta punição foi o quanto mundo ainda está tão preconceituoso, xenofóbico e racista, sabe? Pra um comentário tão inocente, com o único intuito de tirar um sorriso de cada um de vocês, sem maldade nenhuma, e a galera pegar isso e transformar em algo tão ruim significa que o mundo ainda precisa mudar muito."

"Eu não quero deixar de ser quem eu sou, entende? Então acho que isso é um motivo também."

A Red Canids, por sua vez, fez uma homenagem para seu jogador no Facebook.