Topo

De desacreditado a fenômeno de vendas: como o Nintendo Switch virou o jogo

Divulgação/Nintendo
Imagem: Divulgação/Nintendo

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

03/05/2017 04h00

A Nintendo acredita que o Switch pode igualar o fenômeno Wii em total de vendas, e tem números para reforçar o argumento.

Desacreditado por analistas, o console foi lançado no início de março, e em menos de um mês já beirava a marca das 3 milhões de unidades vendidas. É a plataforma Nintendo que mais vendeu na estreia. Em resposta, a empresa acelerou as linhas de produção e aumentou as expectativas de vendas para o primeiro ano.

Não é absurdo pensar que até março de 2018 o Switch já terá vendido mais que o Wii U ao longo de toda a sua vida.

E é justamente o legado do Wii U que pesava contra o novo videogame antes dele tornar-se realidade. Afinal, a Nintendo vinha de seu maior fracasso desde o Virtual Boy.

"O caminho que a Nintendo pode tomar para ter um novo console de sucesso não é claro," disse em abril de 2016, ao GamesIndustry.biz, o analista da EEDAR Patrick Walker. "O mercado é limitado demais para um console que tem como principal forte as marcas da Nintendo, e jogos controlados por movimento evoluíram de uma febre mainstream para um nicho. Encontrar um mercado para um terceiro console HD será um desafio."

Outro analista, Michael Pachter afirmou na época que a Nintendo tinha perdido muito espaço para PlayStation e Xbox, e que recuperá-lo seria muito difícil.

Ao longo de todo o ano passado, analistas ainda ecoavam o sentimento de que o Switch não estaria pronto a tempo de seu lançamento, que já era previsto para março.

Mario Kart 8 Deluxe - Divulgação/Nintendo - Divulgação/Nintendo
"Mario Kart 8 Deluxe" já quebrou recorde de vendas em seu dia de estreia nos EUA
Imagem: Divulgação/Nintendo

Não houve adiamento: o console já é uma realidade, e vem conquistando jogadores que há tempos tinham abandonado a Nintendo. Pergunte para qualquer um deles, e os dois motivos por trás da virada que a marca sofreu são claros.

Em primeiro lugar, jogos. Os dois primeiros grandes lançamentos do Switch, "The Legend of Zelda: Breath of the Wild" e "Mario Kart 8 Deluxe", são os dois lançamentos de 2017 mais bem avaliados no site agregador de notas Metacritic.

Para o público, pouco importa se os dois jogos também têm versões para o Wii U. Afinal, o Switch tem um segundo trunfo: seu conceito vitorioso.

Dos pequenos detalhes como a qualidade da tela e o formato dos controles Joycon até a natureza mista entre console e portátil do sistema, o Switch é um acerto atrás do outro. Muito diferente do Wii U, o Switch tem um conceito fácil de entender e aproveitar.

Jogar no Switch é legal e diferente - o suficiente para fazer com que quem jogue fale com os amigos sobre a experiência.

A Nintendo ainda não errou com o Switch, e o calendário de próximos lançamentos para o sistema mostra que a sequência vitoriosa deve continuar. "Minecraft", "ARMS" e "Splatoon 2" irão manter a atenção voltada para o console pelos próximos meses, e pouco a pouco a Nintendo provará que há, sim, espaço para uma terceira plataforma HD no mercado.

ARMS - Divulgação/Nintendo - Divulgação/Nintendo
Após grandes franquias como "Zelda" e "Mario Kart" chegarem ao Switch, "ARMS" será a primeira investida da Nintendo em uma nova franquia para a plataforma
Imagem: Divulgação/Nintendo