Topo

Inspirou a Mônica: "Wonder Boy" mostra como se faz um remake de jogo 8-bit

Você lembra de "Turma da Mônica em O Resgate"?

Start

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

05/05/2017 14h49

Não é tarefa fácil atualizar jogos antigos. A memória afetiva pesa para muitos jogadores e aumenta o desafio para remakes fazerem jus a clássicos do passado.

Ainda assim, o estúdio francês Lizardcube dá uma verdadeira lição sobre como revitalizar um game retrô em "Wonder Boy: The Dragon's Trap", título de estreia da empresa.

Com versões para PlayStation 4, Switch e Xbox One (e para PC só em junho), "Dragon's Trap" dá vida nova ao cartucho lançado em 1989 para o bom e velho Master System.

Nota - Wonder Boy Dragon's Trap - Arte/UOL - Arte/UOL
Game já saiu em versões para PS4, Xbox One e Switch
Imagem: Arte/UOL

Por aqui, é mais provável que muitas pessoas conheçam essa aventura como "Turma da Mônica em O Resgate", sequência de "Mônica no Castelo do Dragão" que trocou os heróis do jogo por personagens da turminha, como Chico Bento, Cebolinha e Magali.

Fruto do trabalho artesanal de uma pequena equipe, o novo "Dragon's Trap" dá à aventura 8-bit um ar de desenho animado, com cores vibrantes e animações fluidas e detalhadas.

O mesmo tipo de carinho foi aplicado às músicas, gravadas com metais e instrumentos de corda e resultados empolgantes. Aliás, muito bom ver que ele traz legendas em português muito bem feitas (e até uma referência marota a "Castelo do Dragão).

Um detalhe simpático é que ao toque de um botão é possível mudar para o antigo visual pixelado ou até à trilha sonora em chiptune - com direito a ajustes para os mais preciosistas, como adição de scanlines e até simulação de chip FM.

Vale notar, não se trata de um mero tapa no visual: "Dragon's Trap" traz pequenos ajustes e melhorias nos controles que tornam a experiência mais palatável para os dias atuais, suavizando um pouco a alta dificuldade da jornada. Há também novos equipamentos e áreas secretas que um desafio extra para quem já jogou o clássico de cabo a rabo no passado.

É de se elogiar também a escolha do game que a Lizarcube elegeu para recriar. "Dragon's Trap" se mostra resistente à prova do tempo, com um estilo de jogo que ainda empolga e desafia e um design que não ficou ultrapassado.

O resultado é um game feito com tanto carinho, capricho e simplicidade que só nos faz desejar que mais obras recebam este tratamento. Imperdível para qualquer fã do jogo original e uma excelente opção para quem busca aventuras 2D sem muita enrolação ou algo simples para jogar com a molecada.