Topo

Você sabia que jogos são lançados nas terças por causa do Sonic?

Capa americana de "Sonic the Hedgehog 2" - Reprodução
Capa americana de "Sonic the Hedgehog 2" Imagem: Reprodução

Victor Ferreira

Do Gamehall, em São Paulo

09/05/2017 14h22

Campanha de marketing criada à base de um trocadilho ajudou a redefinir o mercado de videogames.

Na indústria de jogos, é comum que títulos de grande porte - ao menos nas Américas - sejam lançados na terça-feira.

Embora isso não seja necessariamente uma regra - os games da série “Call of Duty” costumam ser lançados na sexta, por exemplo-, geralmente produtoras e publisher preferem mandar suas cópias para lojas ou disponibilizar versões digitais naquele dia da semana.

Há algumas razões para isso, incluindo entregas de remessas nos EUA. Mas um dos principais responsáveis por esta norma tem um nome: Sonic the Hedgehog.

No início dos anos 90, a Sega lutava arduamente para acabar com o domínio da Nintendo sobre o mercado de games, e seus esforços começavam a dar certo: o Mega Drive (ou Genesis, nos EUA) havia vendido o dobro de unidades do que o Super Nintendo nas compras de Natal de 1991 (graças principalmente a seu novo mascote), o que o tornou a principal força entre os consoles 16-bit.

Sem querer perder a chance de enterrar ainda mais sua rival, em 1992 a empresa começou a elaborar uma campanha para o lançamento de “Sonic the Hedgehog 2”, que apresentaria o fiel escudeiro do ouriço, a raposa Tails.

Como descrito no live “A Guerra dos Consoles: Sega, Nintendo e a Batalha que Definiu uma Geração”, de Blake J. Harris, a equipe de marketing da Sega da América, liderada por Al Nilsen, queria algo mais forte e que destacasse a volta de seu mascote ao mercado.

“Algo digno de Sonic”, como o próprio Nilsen dizia.

Após uma discussão particularmente acalorada com a gerente de marca Madeline Schroeder, Nilsen teve uma epifania.

“Vamos começar no Japão, passar pela a Europa, e terminar nos Estados Unidos”, explicou. “Nada de caminhões, nem barcos: tudo vai ser entregue por avião um dia antes. Vamos ter uma data oficial, Mad. Vamos ter o primeiro lançamento mundial. E, no processo, quebrar todos os recordes de vendas.”

Naquela época, era comum que jogos chegassem às lojas a qualquer dia da semana, já que era mais importante colocar as caixas nas prateleiras do que levar em conta datas de lançamento - especialmente considerando que certas regiões não os receberiam por meses, graças a limitações de distribuição e logística.

Para a Sega, porém, “Sonic 2” era um marco, e por isso sua chegada deveria ser um dia especial.

“Que tal quinta? Ou sábado”, sugeriu Schroeder.

“Não. Deveria ser na terça, e a chamaremos de ‘Sonic 2sday’”, respondeu Nilsen, já que em inglês a palavra para terça é ‘tuesday’, que soa parecido com o número ‘two’.

E foi, com este trocadilho safado, que a Sega fez história.

Chefões da Sega - Reprodução - Reprodução
Al Nilsen (à esquerda) com o vice-presidente e presidente da Sega da América, Shinobu Toyoda e Tom Kalinske
Imagem: Reprodução

Lançado em 24 de novembro de 1992 em todo o mundo (menos no Japão, onde a Sega preferiu lançar o jogo no sábado anterior - para desgosto da matriz americana), “Sonic the Hedgehog 2” virou a sensação das vendas de Natal, consolidando o mascote como ícone dos videogames e, mais importante, tomando a liderança do mercado de games da Nintendo nos EUA.

A estratégia deu tão certo que mudou radicalmente o modo com que as empresas de games levavam em conta o lançamento de seus títulos.

Como o próprio Blake Harris descreve: “De forma geral, quando os jogos eram lançados em lojas diferentes e dias diferentes, os consumidores só poderiam pensar que eles tivessem surgido do nada. Mas, ao saber a data exata em que algo iria chegar às lojas, ter essa data circulada no calendário com antecedência, criava a dádiva da espera.”

Outras empresas começaram a fazer suas próprias datas especiais, como o “Mortal Monday”, em que a Midway marcou o lançamento da versão de consoles de “Mortal Kombat” para segunda, 13 de setembro de 1993.

Logo, datas de lançamento se tornaram uma ferramenta de marketing tão importante quanto imagens, demos ou trailers. E, seguindo o exemplo de “Sonic 2”, produtoras e publishers adotaram a terça como melhor dia para isso, com o bônus de que filmes e CDs também chegavam às lojas no início da semana.

Curiosamente, uma das grandes exceções desta prática é justamente a rival da Sega, a Nintendo. Mesmo anos depois dos fracassos do Saturn e Dreamcast tirarem sua rival histórica do mercado de hardware, a empresa ainda prefere lançar seus jogos na sexta-feira, deixando a terça para games de PC, PlayStation e Xbox.