Topo

Maioria dos jogadores de Xbox são homens e preferem games multiplayer

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

15/05/2017 12h11

Pesquisa foi feita pela Microsoft com jogadores nos EUA

O site Windows Central divulgou documentos internos da Microsoft detalhando o perfil dos usuários ativos da Xbox Live. A informação é o resultado de uma pesquisa com 2 mil proprietários do Xbox One nos EUA.

Segundo a pesquisa, 58% dos donos de Xbox One são homens e a idade média deles é de 33 anos. 56% dos proprietários do console são casados ou moram com os parceiros.

A maioria dos donos de Xbox One entrevistados pela Microsoft ganha entre US$ 50 mil e US$ 100 mil por ano.

Diferentes tipos de jogadores

Os dados divulgados pelo Windows Central mostram que os donos de Xbox gostam de jogar online: 53% deles passam até 17 horas por semana em games multiplayer. Esse mesmo grupo tem 4 vezes mais amigos do que os outros jogadores entrevistados e são mais propensos a ter uma assinatura Xbox Live Ouro.

Outra pesquisa, feita com 8 mil usuários, identificou nove tipos de jogadores de Xbox. Na categoria "experts" estão os mais dedicados, que são considerados os mais lucrativos para a Microsoft, que gastam mais tempo e dinheiro no PC e no Xbox One. Suas preferências são "RPGs de exploração com temas sci-fi e de fantasia".

Outras categorias de jogador incluem "competidores", que gostam de disputar partidas com outras pessoas, caçar conquistas e de jogos com personalização; e os "solitários", que gostam de experiências single-player e são os que passam mais tempo jogando em uma única sessão de jogo.