Topo

Evolução robusta do primeiro jogo, "Injustice 2" inova com elementos de RPG

Lembra do primeiro Injustice?

Start

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

16/05/2017 04h00

O primeiro "Injustice" foi uma excelente surpresa e esta sequência evolui o original em quase todos os aspectos, apresentando novidades boas o bastante para consolidar a continuação como um dos melhores e mais robustos jogos de luta do PlayStation 4 e Xbox One.

A base do jogo é a mesma: um excelente modo história reúne heróis e vilões da DC em um universo em que Superman tornou-se um vilão terrível... até que uma ameaça maior aparece! A trama é cheia de clichês, é verdade, mas ainda é uma das melhores envolvendo o acervo de figuras da DC nos últimos tempos - especialmente se a gente considerar os polêmicos filmes dos últimos meses.

Um brilho todo especial da edição brasileira do game é a dublagem em português, com todas as vozes famosas dos desenhos animados. E coloco ênfase em 'desenhos animados' já que finalmente temos Batman interpretado por Marcio Seixas, que fez fama com o herói mascarado na clássica série animada dos anos 90.

Marcio tem a voz que os fãs mais empolgados conhecem e que também mais combina com o Batman de "Injustice". O elenco conta com outros astros da dublagem nacional como Guilherme Briggs de Superman, Priscila Amorim de Mulher-Maravilha, Manolo Rey de Robin, Iara Riça de Arlequina, Philippe Maia de Lanterna Verde e tantos outros.

Injustice 2 - Nota - Arte/UOL Jogos - Arte/UOL Jogos
"Injustice 2" tem legendas e dublagem em português e está disponível para PS4 e Xbox One
Imagem: Arte/UOL Jogos

Aliás, tem até espaço para surpresa: Wendel Bezerra, o lendário dublador de Goku, dirigiu a dublagem de "Injustice 2"... e faz a voz do narrador das lutas!

A história em si é mais curta e menos criativa do que a do original, mas vem com excelentes acompanhamentos. Opções básicas, como lutas em multiplayer local ou online e disputas contra o computador, dividem espaço com o empolgante Multiverso.

Nele existem missões variadas, com modificadores que mudam a dinâmica dos combates. A exemplo das Torres Vivas de "Mortal Kombat X", as fases do Multiverso são atualizadas periodicamente, garantindo sempre algo novo e diferente para brincar.

Outra invenção curiosa é um modo em que se monta uma equipe com três lutadores para enfrentar outros times online. O detalhe é que os personagens são todos controlados pelo computador em uma disputa de melhor de 3, quase como um combate entre Pokémon - com a pequena diferença de que os 'monstrinhos' são Batman, Superman, Coringa e outros.

Aí entra em cena também o sistema de equipamentos que engloba todos os modos de "Injustice 2". Todas as batalhas, ganhando ou perdendo, dão créditos que podem ser usados para comprar caixas com armas e peças de armadura para os personagens.

Cada item muda atributos, como força ou quantidade de vida, e também tem aparência diferente. Em parte, o esquema todo lembra jogos free-to-play para celulares, em que você acumula dinheiro virtual para comprar caixas com conteúdos aleatórios, mas também remete a RPGs ao estilo "Diablo", com armaduras diferentes e conjuntos para colecionar.

O sistema é muito legal pois dá a certeza de que todas as lutas, seja vitória ou derrota, em qualquer opção de jogo, significa algum progresso. Subir de nível, terminar um capítulo da história ou sequência do Multiverso e outros feitos marcantes também dão prêmios, incentivando a jogar e experimentar de tudo um pouco em "Injustice 2".

Dando vida a isso tudo estão combates bem ao estilo do primeiro game. Lembra muito "Mortal Kombat", mas sem a violência escabrosa e com muitas habilidades especiais diferentes.

São todos combates 1-contra-1 com controles bem fáceis de lidar e golpes cheios de estilo. Em geral, o foco é na simplicidade e diversão rápida, mas há espaço o bastante para combos e estratégias mais elaboradas.

Os gráficos deram um salto imenso em relação ao jogo anterior. Os personagens são muito mais detalhados e os efeitos de luz estão muito bonitos, dando mais vida às cenas de ação. Os cenários também são lindos e recheados de detalhes e referências aos personagens do game e outros aspectos do Universo DC.

Tradutor: Dublador clássico do Batman estrela nos games com "Injustice 2"