Topo

Para acompanhar o neto, 'Vovô do LoL' entra no mundo dos eSports

Vovô Laércio e seu neto Charles em uma selfie durante o MSI, mundialito de "LoL" - Reprodução/Acervo pessoal
Vovô Laércio e seu neto Charles em uma selfie durante o MSI, mundialito de "LoL" Imagem: Reprodução/Acervo pessoal

Barbara Gutierrez

Do UOL, em São Paulo

16/05/2017 08h18

"Eu vou completar 70 anos logo mais se deus quiser", diz Laércio Luiz Panca rindo. Apelidado pela comunidade de "League of Legends" como o 'vovô do LoL', o aposentado que reside em Praia Grande chamou a atenção durante a etapa da competição internacional Mid-Season Invitational, realizada em São Paulo.

Seu neto de 15 anos, Charles Monteiro, é o responsável pela presença do avô no evento de "LoL". Segundo Laércio, tudo começou por que o YouTube e outras plataformas utilizadas para a transmissão das partidas do game não funcionam na casa do neto.

"Aí ele vem sempre pra casa do vovô pra assistir os jogos", diz Laércio. "O Charles sempre gostou e acompanhou jogos eletrônicos, então ele atualmente tá a fundo nisso. E eu acompanho por diversão, para fazer companhia mesmo."

O 'vovô do LoL' marcando presença durante o MSI 2017

Start

Faz mais de um ano e meio que avô e neto assistem juntos às partidas competitivas de "League of Legends". Os dois são torcedores ferrenhos da Red Canids, com destaque para o pro player Leonardo "Robo" Souza - o jogador favorito de Laércio.

"O pai do Charles nem sempre tem tempo pra fazer essas coisas com ele, e ele queria muito ir ao MSI assistir a Red Canids jogar. É o time favorito dele, e eu comecei a torcer por eles também. Aí eu falei 'por que não?'"

Charles comprou os ingressos pela internet e os dois foram para o campeonato de Praia Grande até São Paulo. Mas segundo Laércio, valeu a pena toda a viagem. "Eu gostei pelo lugar, foi bem localizado em frente à tela. Todo mundo foi gentil e a torcida é muito animada. Eu fiquei feliz porque gosto de participar e vibrar com a turma."

Vovô - Reprodução/Acervo pessoal - Reprodução/Acervo pessoal
"Eu sempre torci muito pela Red Canids, acompanho os jogadores. Tem o BRTT, o Yoda… Ele até se aposentou, né? Eu tava vendo a notícia no celular", diz o aposentado todo orgulhoso, mostrando que sabe do que fala.
Imagem: Reprodução/Acervo pessoal

Tem mais: o 'vovô do LoL' ficou até famoso. Notado pela própria Riot Games, Laércio disse que durante o MSI, o público pedia para tirar fotos. "O cara da câmera me chamou e pediu para me filmar, imagine só! Todo mundo ficou olhando pra mim, foi bacana, dei autografo também, até tiraram foto!"

Se Laércio gostaria de aprender a jogar também? "Nunca joguei, mas ele vai me ensinar e eu vou pegar o jeito para aprender. Quando estou assistindo, às vezes fica um amontoado de jogador, eu me embaralho às vezes pra saber quem está matando quem… Aí só sei quem tá fugindo!"

Vovô 2 - Reprodução/Acervo pessoal - Reprodução/Acervo pessoal
"Quando eu vou no campo de futebol assistir aos jogos do Santos, eu levo meu neto comigo. Aí todos os eventos que tem em SP que ele gosta de participar, eu vou com ele também."
Imagem: Reprodução/Acervo pessoal

"Eu gostaria de convidar as pessoas de mais idade para participar, levar seus filhos e netos. É gratificante, a pessoa fica mais descontraída, é bom para a saúde, para a mente. Eu fiz a maior festa com os jogadores, foi legal pra caramba!"

Ao ser questionado se Laércio pretende ir em outros torneios, ele responde sem pestanejar: "Bom, se me convidarem para participar como 'vovô do LoL' eu já estou lá! É só comprar uma camisa da Red Canids e participar. Pode ter certeza que eu e meu neto estaremos presentes."