Topo

PC


Ele nasceu sem olhos, mas adora jogar videogames desde os 5 anos

Mesmo com deficiência, Toby Ott ainda é capaz de jogar games como "Final Fantasy X" - Reprodução
Mesmo com deficiência, Toby Ott ainda é capaz de jogar games como "Final Fantasy X" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

22/05/2017 09h37

Graças a uma rara doença genética conhecida como anoftalmia bilateral, Toby Ott nasceu sem os dois olhos.

Felizmente, pelos avanços da tecnologia moderna, o rapaz de 27 anos consegue viver uma vida relativamente normal, podendo utilizar o computador por um teclado especial - embora também tenha aprendido a usar o comum - e até a apreciar vídeos no Youtube.

Sua grande paixão, porém, são videogames, que joga regularmente desde os 5 anos quando testou "Mortal Kombat" pela primeira vez em um fliperama.

"Videogames são bem desafiadores de jogar, porque obviamente eles são muito visuais", disse. "Mas eu gosto do desafio de aprender a jogar estes games."

Por causa da deficiência visual, Toby tende a se voltar mais para os jogos de luta por suas dicas e indicadores auditivos como gritos golpes a ajudá-lo a se posicionar no mapa. Isso não o impede, porém, de tentar a sorte em outros gêneros, como quando comprou uma cópia de "Final Fantasy X" para seu PS2.

"Eu adoro um jogo com uma boa história, e chefes legais, e música - música é algo muito importante para mim em termos de jogos", explicou. Obviamente este tipo de jogo traz seu próprio desafio para ele, especialmente em termos de navegar menus e ambientes diferentes.

"Uma vez eu não consegui vencer um chefe em 'Final Fantasy X' por 8 semanas", relembra. "E continuei tentando e tentando e tentando e falhando, até que eventualmente eu o derrotei e falei 'Finalmente, eu consegui! Eu sou brilhante! Agora posso ver o que vem depois na história'."

"É a adrenalina de superar um jogo difícil e pensar 'Meu Deus, eu consegui fazer isso sem ajuda, depois de aprender com meus amigos'", disse. "E é uma sensação incrível, realmente é uma sensação incrível."

O rapaz consegue até jogar shooters clássicos como "Duke Nukem 3D" e "Doom II", chegando até a trabalhar em mods para o último. Porém, por serem jogos que dependem muito da visão para completar - seja por inimigos ou dificuldade de navegação -, Toby usa cheats para jogá-los.

A perspectiva e vida de jogador peculiar de Toby são o tema central do mini-documentário "Gaming Through New Eyes" ("Videogames por Novos Olhos", em tradução livre), que está disponível no YouTube (em inglês).

"Tem sido uma grande parte da minha vida. É extremamente divertido, e gosto deles até hoje", conclui. "E quero que outras pessoas cegas possam jogar estes games, pois espero que elas sintam da mesma forma."