Topo

Arc Symphony: "clássico fake" de PSOne foi criado para promover outro jogo

Reprodução
Imagem: Reprodução

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

27/05/2017 04h00

Um game que nunca existiu conquistou fãs por toda a internet

É verdade que o PlayStation original recebeu uma quantidade alta de jogos dos mais variados gêneros e os RPGs japoneses estavam entre os mais populares do console. Alguns desses games se tornaram clássicos instantâneos, outros só se tornaram conhecidos por poucos admiradores, sucessos "cult" entre os fãs mais dedicados.

Esse parecia ser o caso de "Arc Symphony". O jogo teria sido lançado no Japão no auge do PSOne e chegou a ganhar uma pouco conhecida edição europeia. Hoje, você encontra sites de fãs na internet. Fotos da caixinha do jogo, com um estilo artístico que lembra os "Final Fantasy" da época, vira e mexe surgem no Twitter e Instagram.

Arc Symphony - Reprodução/Christine Love - Reprodução/Christine Love
Você se lembra de ter jogado "Arc Symphony", certo? Ou de ter lido sobre o jogo nas revistas de games da época, talvez?
Imagem: Reprodução/Christine Love

O mais incrível sobre esse "clássico esquecido" do PSOne é que o game não existe.

Pelo menos não como um jogo japonês do primeiro PlayStation. "Arc Symphony" é um game indie baseado em texto, com a aparência da interface DOS de um antigo servidor USENET. Para promover o jogo, Suas criadoras, Sophia Park e Penelope Evans, produziram caixinhas de "Arc Symphony" e distribuíram para os amigos e em uma feira de games em Toronto, no Canadá.

Os amigos das game designers começaram a brincar com as caixas nas redes sociais, divulgando fotos do jogo antigo que encontraram na casa da mãe e coisas do tipo. Uma das fotos traz até mesmo uma elaborada montagem com a versão "PSOne Classic" na loja digital do PlayStation 4.

Em pouco tempo, a brincadeira saiu do controle e pessoas começaram a afirmar se lembrar do jogo. Durante a Toronto Comic Arts Festival, algumas pessoas insistiram com as criadoras do game que elas se lembravam de ter jogado "Arc Symphony". "Eles viram algumas das caixinhas e disseram 'Oh, sim, eu me lembro disso. Mas não joguei muito na época", contou Park ao site norte-americano Kotaku. "Nós ficamos espantadas".

Arc Symphony - Divulgação - Divulgação
"Arc Symphony", o jogo de verdade, é o tipo de produção artística que só é possível nos dias atuais
Imagem: Divulgação

Mas afinal, o que é Arc Symphony?

O "Arc Symphony" de verdade não é um RPG japonês do começo dos anos 2.000, mas sim um jogo em texto para PC, focado em narrativa. O visual emula os primórdios da computação pessoal e da internet. É o tipo de experiência autorreferencial que só faz sentido e é possível nos games independentes atuais - um cenário bastante diferente daquele onde a versão "famosa" teria sido desenvolvida.

É um jogo sobre contar histórias e que analisa de forma vívida a cultura da internet e como as pessoas se reúnem ao redor de boas narrativas, seja no mundo real ou digital. Por esse ponto de vista, as lembranças dos "fãs" do jogo de PSOne se encaixam perfeitamente na experiência.

Você pode comprar "Arc Symphony" por US$ 3 (ou mais) no site oficial do jogo.