Topo

Professor usa memes e games para ensinar Física a alunos do Ensino Médio

Reprodução
Imagem: Reprodução

Barbara Gutierrez

Do UOL, em São Paulo

29/05/2017 10h42

Agradando até mesmo os alunos de Humanas

Se ser professor já não é fácil, imagine ensinar Física para mais de 30 adolescentes cheios de energia em uma sala só.

Para facilitar esta situação, um professor de Caruaru, em Pernambuco, começou a utilizar jogos e memes em suas aulas para tornar o aprendizado mais divertido - e não é que deu certo?

Weslley Alves de Lima tem 23 anos e ensina Física aos alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio na Escola Dom Miguel de Lima Valverde. Bem-humorado, o professor diz que ama jogos, sendo que é fã de "League of Legends" desde 2012, quando ainda estava na faculdade.

Yoda Professor Meme - Reprodução - Reprodução
Sua paixão é facilmente reconhecível: o professor insere diversos elementos divertidos em suas aulas, desde questões relacionadas a games até memes do jogador Felipe "YoDa" Noronha (foto) para refletir o desempenho dos alunos nas provas.
Imagem: Reprodução

"Sempre joguei quase todo tipo de game, tenho conta Steam, Blizzard, Google Play e gosto de tudo um pouco", diz Weslley ao UOL Jogos. "Sempre fui apaixonado por jogos desde a infância, quando meu pai tinha um Nintendo, apesar de hoje preferir jogar no PC."

Segundo Weslley, os alunos gostam mais das aulas quando há este tipo de interação: "Eles amam, até quando fazem a prova, sempre comentam as questões sobre games e odeiam quando 'erram' algo do jogo favorito deles. Isso me dá uma sensação de que eles tentam aprender para não errar."

Além de videogames, o professor também diz que adora "Star Wars", além de séries e filmes da Marvel ou DC.

Questão - Acervo Pessoal - Acervo Pessoal
Uma das perguntas utilizadas pelo docente em uma de suas provas para os alunos do Ensino Médio da Escola Dom Miguel de Lima Valverde.
Imagem: Acervo Pessoal

"Durantes as aulas eu evito incrementar muitos elementos de jogos, pois pode ficar um pouco confuso para eles, principalmente para os que não jogam os games", fala Weslley.

Mesmo assim, ele adiciona em suas questões todas as informações necessárias para a resolução do problema.

"Gosto da aproximação com os alunos por falar a língua deles. Tento não só tratar de games, mas tento entender o que cada um gosta e levar isso para sala de aula."