Topo

Como um app musical feito no Brasil conquistou 3 milhões de jogadores

SuperPads - Reprodução - Reprodução
À frente estão os designers da Grif, Yosef Fagundes e Gregory Pinheiro, atrás o idealizador do projeto Tato Levicz e seu sócio Marcel Lima, e na tela o programador Talles Borges.
Imagem: Reprodução

Barbara Gutierrez

Do UOL, em São Paulo

02/06/2017 13h56

Antes amigos pela música, hoje sócios por acaso. O vocalista Tato Levicz e o baterista Marcel Lima se conheceram graças aos acordes da banda curitibana "Fuja Lurdes", fundada em 2001.

Músicos desde criança, os dois tinham a vontade de viver dos ritmos e sons, mas a separação da banda - que chegou mesmo após um contrato assinado com a Universal Music e participação no festival Planeta Terra - aparentemente tinha encerrado este sonho dos artistas...

Até a tecnologia mudar tudo.

Hoje Tato e Marcel são donos da Opala Studios, empresa curitibana responsável pelo grande sucesso "SuperPads", um aplicativo musical com pegada fácil que já ocupou o topo da categoria 'games de música' no Google Play e na App Store em mais de 50 países.

Tudo isso em apenas quatro meses após seu lançamento.

O app já acumula mais de 3 milhões de downloads e tem a função de uma mesa de DJ, simulando diversos sons e batidas de acordo com os botões utilizados na tela.

SuperPads2 - Reprodução/Iosef Fagundes - Reprodução/Iosef Fagundes
"A ideia é tornar a cultura musical cada vez mais acessível a qualquer pessoa, mesmo que não tenha grande habilidade motora ou afinidade com outros instrumentos. O objetivo é trazer novas possibilidades através da tecnologia", diz Marcel.
Imagem: Reprodução/Iosef Fagundes

Com um repertório bem eclético - do super hit gringo "Turn Down For What" até funks nacionais que já grudaram na boca do povo como "Olha a Explosão" - e interface simples, até mesmo quem não entende nada de música pode atacar de DJ.

Não é à toa que ele se tornou um verdadeiro sucesso em tão pouco tempo. Quem não quer aprender a tocar "Bum Bum Tam Tam"?

"'SuperPads' superou todas as expectativas de crescimento. Ele contou com um investimento inicial de R$ 50 mil e não apenas se pagou, como já representa o maior faturamento de todos os projetos dentro da empresa", diz Marcel ao UOL Jogos.

A empresa curitibana Grif Design ajuda na estética do aplicativo ao lado da Opala Studios. O simulador recebe diariamente novos kits de sons com músicas fresquinhas - quase todo dia um novo hit chiclete para você mostrar aos amigos ou simplesmente irritar o chefe na hora da reunião.

A ideia deu tão certo que até ganhou canal próprio no YouTube, que se mostrou um grande aliado para o estouro de jogadores: são quase 400 mil inscritos e apenas um vídeo superam 4 milhões de visualizações.

"O canal nasceu como um suporte de conteúdo para o aplicativo. O principal tráfego era o do usuário do app indo para o canal assistir aos tutoriais. Hoje já conseguimos perceber o movimento inverso: usuários do YouTube tendo o primeiro contato com 'SuperPads' e baixando o aplicativo", explica Lima.

A vontade de viver da música gerou diversas ideias de simuladores e jogos diversificados. A Opala hoje conta com outros seis aplicativos - dois deles sobre baterias, inclusive -, mas "SuperPads" é o carro chefe da empresa.

Ele ainda deve receber novas funções como gravação e compartilhamento. Ficou interessado? "SuperPads" é, atualmente, o segundo maior aplicativo de 'pads' do mundo e está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS. Só tome cuidado que a parada vicia!