Topo

7 jogos e um videogame sobre os quais vamos saber mais na E3 2017

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

08/06/2017 13h26

A partir do dia 10 de junho vamos acompanhar ao vivo todas as principais emoções e novidades da edição deste ano da Electronic Entertainment Expo, a E3, maior feira de games do mundo.

Boa parte da graça da feira está justamente nas surpresas anunciadas pelas produtoras de jogos durante as conferências que antecedem o evento, mas já temos também certeza de que vamos ver e ouvir mais sobre games muito aguardados e sobre os quais não há novidades faz muito tempo.

Listamos abaixo algumas das certezas da E3 2017:

  • Super Mario Odyssey

Herdeiro dos legados de "Super Mario 64" e "Super Mario Galaxy 2" e previsto para o final do ano no Switch, o novo jogo do Mario promete ser o grande jogo da Nintendo para o Natal - e também para a E3. A empresa já disse que a odisseia do bigodudo estará disponível em versão jogável na feira e há também grande expectativa de que revelem no evento a data exata de lançamento.

  • Sea of Thieves

Próximo projeto do talentoso estúdio Rare, "Sea of Thieves" é uma inusitada combinação de aventura 3D, partidas online cooperativas e... piratas fanfarrões? Sim, é por aí. O projeto para Xbox One e PC tem tudo para ser uma demonstração brilhante do talento e humor do estúdio que fez fama na época do Super Nintendo e Nintendo 64, mas para isso a Microsoft precisa mostrar e explicar mais. A exibição anterior na E3, em que Youtubers gringos ficavam jogando, gritando e gargalhando mais confundiu do que empolgou.

  • God of War

O novo jogo de Kratos empolgou bastante quando foi revelado na E3 2016. A jogabilidade mudou e agora o herói carrancudo também tem de cuidar do próprio filho em um mundo habitado por elementos da mitologia nórdica. O anúncio agradou, mas faltaram dados importantes, como a data de lançamento - ou pelo menos o ano em que ele sai, né, Sony. Será que vão revelar nesta próxima E3?

  • Metal Gear Survive

Vamos ser sinceros: ninguém bota muita fé neste spin-off picareta de "Metal Gear". Primeiro jogo da série desenvolvido depois que o criador da série, Hideo Kojima, saiu da Konami, ele deixa de lado o herói Snake para mostrar uma aventura genérica de sobrevivência em que zumbis são a principal ameaça. O uso da Fox Engine e da jogabilidade consagrada de "Phantom Pain" até dão motivos para animar, mas estamos com um pé atrás. Quem sabe o que mostrarem na E3 não mude a ideia de muitas pessoas...

  • Assassin's Creed

A Ubisoft preferiu não lançar um episódio principal da popular série de ação em 2017 justamente para trabalhar melhor o futuro da marca. Muitos indícios sugerem que nesta E3 vamos, finalmente, ver o fruto de todo esse trabalho e das merecidas 'férias' de "Assassin's" - afinal, desde 2009, foram oito anos seguidos de ao menos um game principal da franquia por ano. Faz tempo que rumores sugerem um "Assassin's Creed" ambientado no Egito antigo e estrelado por um novo assassino chamado Ba Yek, que usa escudo e arco-e-flecha.

  • Spider-Man

Um dos muitos anúncios sem data de lançamento feitos pela Sony no ano passado foi o de um jogo do Homem-Aranha para PlayStation 4. O jogo parece muito bonito, é verdade, mas os vídeos mostrados eram muito curtinhos - de fato, mal dava pra entender como o jogo funciona. O ciclo de debates E3 Coliseum, que acontecerá em paralelo à feira, terá um bate-papo sobre o novo game, então é de se esperar que mais detalhes apareçam, como a sempre aguardada data de lançamento, novidades na jogabilidade e informações sobre a história.

  • Call of Duty

O anúncio do "CoD" deste ano conseguiu deixar muitas pessoas empolgadas ao voltar às origens e mostrar conflitos durante a Segunda Guerra Mundial. De lá pra cá, muita coisa já foi dita sobre a história do jogo, cenários das missões e características dos personagens, mas muito pouco ainda foi explicado sobre o modo multiplayer, principal atração para muitos fãs. Geralmente, é na E3 que a produtora Activision mostra as primeiras imagens e vídeos dos combates online, então dá para ficar bem esperançoso que o mesmo aconteça neste ano com "Call of Duty: World War II".

  • Xbox Project Scorpio

Rodeado de mistérios e expectativas, a máquina da Microsoft promete ser o videogame mais poderoso de todos os tempos e se consolidar por anos, sem sombra de dúvidas, como o melhor console para jogar. Na E3 certamente veremos muitos games rodando no aparelho, com resolução 4K nativa e taxa de quadros de 60fps. Muito já foi dito também sobre o lado técnico da máquina e o otimismo impera, só falta agora a Microsoft colocar pontos finais em questões importantes, como data e preço de lançamento - e seria muito estranho se isso tudo não fosse revelado na feira.