Topo

Jogamos: novo game do estúdio de "Gears of War" tem tudo para virar febre

Próximo game dos criadores de "Gears of War" diverte com mistura entre gêneros - Divulgação/Epic Games
Próximo game dos criadores de "Gears of War" diverte com mistura entre gêneros Imagem: Divulgação/Epic Games

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

08/06/2017 11h01

Anunciado há seis anos, o novo game do estúdio que criou "Gears of War" finalmente está prestes a sair - e tem tudo para ser a próxima febre da indústria.

"Fortnite" poderia ser apenas mais um game de sobrevivência nos moldes de "DayZ", mas ganha personalidade e identidade própria por conta de seus elementos de construção. Como em "Minecraft", recursos colhidos pelo mundo podem ser transformados em verdadeiras fortalezas, onde os jogadores podem buscar abrigo na luta contra os monstros que dominaram o mundo.

UOL Jogos teve a oportunidade de testar o game no PC, tanto em partidas solitárias quanto em disputas cooperativas ao lado de outras três pessoas, e as primeiras impressões foram muito positivas.

Confira "Fortnite" em ação neste novo trailer

Start

Antes de tudo, é importante falar sobre como "Fortnite" é um jogo gostoso de controlar. Talvez não devessemos esperar menos de uma produção conjunta entre Epic Games ("Gears of War", "Unreal") e People Can Fly ("Bulletstorm"), mas os tiroteios são fluidos e a interface de construção é agradável e direta ao ponto.

Mesmo com poucas horas de experiência no game, já era fácil alternar o foco entre lançar granadas e tiros de bazuca contra os monstros invasores e reforçar as defesas da fortaleza com novas muralhas e armadilhas.

Na medida em que as missões vão progredindo, novos tipos de inimigos vão surgindo. Um deles é capaz de disparar projéteis por cima das paredes. Em questão de segundos após ver o padrão de ataque das criaturas, incrementei as muralhas que me protegiam com uma espécie de toldo que bloqueava as bolas de energia.

Em outras situações, inimigos poderosos podem acabar destruindo partes de sua fortaleza. Após limpar a área de invasores, o jogador pode (e deve) reconstruir o que foi perdido, mesmo em meio à ação.

Diferentes missões ainda têm objetivos distintos, como regatar sobreviventes em meio ao caos ou coletar itens específicos, obrigando os jogadores a deixarem a segurança de seus fortes.

É uma experiência que muda de ritmo a cada nova fase. É divertido para quem está sozinho, e ainda mais para quem joga ao lado de amigos.

Fortnite - Divulgação/Epic Games - Divulgação/Epic Games
Diferentes classes têm diferentes capacidades de construção e combate
Imagem: Divulgação/Epic Games

Para manter os jogadores voltando por mais, "Fortnite" tem vários elementos de progresso herdados dos RPGs, como uma árvore de habilidades e um sistema de coleta de 'loot'. Novas armas de diferentes níveis de poder e raridade podem ser confeccionadas ou encontradas pelos cenários.

Já disponível para pré-venda, "Fortnite" sairá em um esquema de 'Acesso Antecipado' para PC (Windows e Mac), PlayStation 4 e Xbox One no dia 25 de julho.