Topo

Antes dos spinners: relembre 10 brinquedos que foram febre entre crianças

Pirocóptero, o pirulito que virava brinquedo (quem fizesse ele voar mais alto era o rei) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

09/06/2017 17h41

Do nada e sem muita explicação, os spinners chegaram com tudo e viraram o maior brinquedo do momento (ao menos, das últimas duas semanas).

Volta e meia certas modas aparecem, conquistando os corações da molecada e preocupando mães, pais, tios e avós, seja pela segurança das bugigangas ou simplesmente para conseguir comprar um.

No embalo do giro dos spinners, relembramos aqui outros 10 brinquedos que também foram febre no passado.

Houve um tempo em que pegar o Guaraná pequenininho - a tal da 'caçulinha' - era muito mais legal, porque ele vinha com um bonequinho de Pokémon - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

  • Pokémon do Guaraná

Quando o desenho animado chegou ao Brasil instalou-se também uma busca desenfreada por todo tipo de brinquedo e produto da marca. Um dos mais diferentes e criativos foi a linha de miniaturas que vinha nas garrafinhas de Guaraná Caçulinha, da Antárctica. A tampa vinha com uma Pokébola estilizada e dentro dela uma miniatura de Pokémon.

Io-iô Coca-Cola: O fenômeno estourou no início da década de 80. Para ter um, era preciso trocar 5 tampinhas do refrigerante e pagar 350 cruzeiros na época - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

  • Io-iô da Coca-Cola

Lançados em 1982 e depois de novo em 1995, os iô-iôs da Coca-Cola instigaram toda uma geração de crianças a aprender manobras muito loucas com o brinquedo. A coleção era variada e incluía até o modelo 'galaxy', com cores diferentes e uma temática meio cósmica, com estrelinhas e afins.

Mini craques - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

  • Minicraques

Em celebração à Copa do Mundo de 1998, da França, a Coca-Cola lançou uma extensa coleção de miniaturas cabeçudas de craques do futebol brasileiro. Nem todos os atletas acabaram indo mesmo para a competição e um dos itens mais cobiçados era o trio especial com Dunga, Romário e Ronaldo (aliás, única maneira de ter o Fenômeno na coleção, já que ele não estava disponível individualmente).

Colecionar os tazos de "Pokémon" que vinham nos salgadinhos da Elma Chips era um dos maiores passatempos nacionais entre crianças. Tinha até tazo raro com evoluções! - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

  • Tazo

Os tazos são disquinhos colecionáveis que serviam para jogar bafo e outras brincadeiras e vinham dentro de sacos de salgadinhos. As primeiras coleções saíram no final dos anos 90 e eram estreladas principalmente por personagens dos Looney Tunes, como Pernalonga e Patolino. Ao longo dos anos, outras coleções saíram retratando séries como Pokémon, Dragon Ball e Bob Esponja.

Skate de dedo - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

  • Skate de dedo

As miniaturas de skate surgiram nos EUA na década de 80, mas só em meados dos anos 90 é que a moda pegou forte no Brasil.

Até hoje é possível encontrar modelos, acessórios e até livros ensinando manobras e outros truques para as pequeninas pranchas de dedo.

Tamagotchi - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

  • Tamagotchi

Em uma época em que smartphones eram coisa de ficção científica e videogames portáteis eram luxo para poucos, os Tamagotchis apareceram como um divertimento eletrônico diferente e acessível. Com um simpático formato de chaveiro, ele ganhou fama por aqui com o nome de 'bichinho virtual' e era encontrado em ampla variedade - dentre os oficiais e os piratinhas.

estrelinha mágica da Turma da Mônica - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

  • Estrelinha mágica

Mais um tiro certeiro das parcerias entre Tectoy e Maurício de Sousa, o brinquedo buscou inspiração direta no desenho animado de 1988 da Turma da Mônica.

Ao repousar na mão, a estrelinha brilhava e emitia sons de forma quase hipnótica, mas nada muito além disso.

Nova versão do Aquaplay, da Estrela - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

  • Aquaplay

Criado pela Estrela e vendido até hoje, o Aquaplay foi um dos objetos de desejo mais pitorescos dos anos 80.

Espécie de 'minigame não digital', ele trazia joguinhos simples que funcionavam dentro de recipientes cheios de água!

Ao pressionar os botões, jatos de ar empurram os elementos móveis do cenário, como a bola na disputa de basquete.

Mola maluca - Reprodução/ Amanda Lancieri - Reprodução/ Amanda Lancieri
Imagem: Reprodução/ Amanda Lancieri

  • Mola Maluca

Mais uma dessas febres incompreensíveis, a mola maluca foi dessas bugigangas que viraram moda nas escolas, deixando mães e pais correndo feito doidos atrás de um para as crianças. A mola maluca é vendida até hoje e, felizmente, caso você não tenha tido uma na infância, é bem mais fácil de se encontrar nas lojas.

  • Pirocóptero

Lá pelo início dos anos 90 os produtores de pirulitos acharam uma maneira curiosa de vender o produto: o atrativo não estava no doce em si, mas no palito, que podia ser acoplado a uma pequena hélice de plástico e sair voando por aí.