Topo

Rei do PlayStation: ele já 'platinou' 1,2 mil jogos

Hakam "Hakoom" Karim celebra a conquista de seu 1.200º troféu de Platina - Reprodução
Hakam "Hakoom" Karim celebra a conquista de seu 1.200º troféu de Platina Imagem: Reprodução

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

09/06/2017 10h00

Objetivo máximo de todo jogador de PlayStation, o troféu de Platina é um prêmio reservado apenas para quem detona completamente um game. Chegar lá requer muita habilidade e tempo, e é um processo que pode levar meses.

Mas Hakam "Hakoom" Karim tem Platina suficiente para dar e vender. São mais de 1.250 delas, e o número cresce a cada dia que passa.

"A ideia de conseguir troféus me empolgou desde o primeiro momento," explica o jogador, lembrando do fatídico dia em junho de 2008 quando a Sony anunciou que o sistema chegaria ao PlayStation 3. "No dia que os troféus foram ao ar, eu já estava lá."

Para manter a contagem sempre aumentando, "Hakoom" joga de tudo. Sua lista de Platinas inclui desde games grandes como "Horizon: Zero Dawn" e "Nioh" até pequenos jogos japoneses que nunca serão lançados no Ocidente, como um tal de "KLAP!! ~Kind Love and Punish~ Fun Party".

"Eu não tenho preconceito. Jogo bom ou ruim, fácil ou difícil - platino todos."

É verdade: a lista de troféus de "Hakoom" tem Platinas famosamente difíceis, como a de "Injustice: Gods Among Us", mas também outras como a de "Hannah Montana The Movie", que é extremamente fácil.

Mas como ele arranja tempo para jogar tanta coisa?

"Minha rotina é normal. Eu jogo de manhã, vou para o trabalho, fico um tempo com minha família na volta, e depois jogo mais antes de dormir," conta. "Trabalho com o mercado financeiro e tenho horários flexíveis, então às vezes jogo algo no Vita enquanto não tenho nada para fazer no expediente."

Jogar tanto também não é barato - e apesar de garantir que "não deixa faltar nada" para a família, "Hakoom" não revela quanto gasta por mês com lançamentos.

E outros videogames? "Não tenho interesse."

Hakoom - Reprodução - Reprodução
Perfil de "Hakoom" na PSN exibe números obscenos. Em média, são mais de 17 novos troféus por dia!
Imagem: Reprodução