Topo

Fique calmo: mesmo com versões mais potentes, PS4 e Xbox One não morreram

Não tema: o console que você já tem em casa não está obsoleto - Divulgação/Sony Computer Entertainment
Não tema: o console que você já tem em casa não está obsoleto Imagem: Divulgação/Sony Computer Entertainment

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

14/06/2017 04h00

PlayStation 4 e Xbox One já não são os consoles mais poderosos do mercado. Disponível desde o final do ano passado, o PS4 Pro pode rodar games em 4K. E o Xbox One X, previsto para novembro nos EUA, representará um salto ainda maior em termos de capacidade de processamento.

Mas a E3 2017 serviu para tranquilizar quem já tem as edições regulares dos consoles, e também aqueles que não planejam investir milhares de reais nas edições 'premium' e em TVs de última geração. Afinal, nem Sony, nem Microsoft mostraram durante a feira conteúdo exclusivo para PS4 Pro ou Xbox One X.

Os grandes jogos da Sony, como "God of War", "Detroid: Become Human" e "Spider-Man", rodarão melhor no PlayStation 4 Pro. Mas a empresa ainda precisa satisfazer os mais de 55 milhões de donos do PlayStation 4 comum, que são maioria esmagadora entre seus fãs.

O mesmo vale para a Microsoft, que já vendeu milhões de unidades do Xbox One e do Xbox One S. Títulos como "Gears of War 4", "Forza Horizon 3" e "Halo Wars 2" receberão atualizações com suporte a 4K para rodar melhor no Xbox One X, mas já sabemos que todos funcionam perfeitamente bem nos modelos clássicos do console.

Xbox One S e X - Divulgação/Microsoft - Divulgação/Microsoft
A Microsoft passará a vender o Xbox One X no fim do ano, mas a maioria de seus fãs ainda tem Xbox Ones regulares
Imagem: Divulgação/Microsoft

O único ônus para quem não tem interesse em desembolsar a grana a mais pelos modelos atualizados dos consoles é o fato de que as apresentações durante conferências não são representativas das experiências finais que eles terão em casa.

Sony e Microsoft querem que seus jogos pareçam os mais bonitos possíveis, então é claro que eles preferem demonstrá-los rodando no PS4 Pro e no Xbox One X.

Após episódios como os de "Killzone 2" e "Watch Dogs", porém, fãs que acompanham a E3 já passaram a tratar tais demonstrações como "meramente ilustrativas" - nada garante, por exemplo, que "Spider-Man" ou "Anthem" sejam lançados com os gráficos que vimos nas conferências dos últimos dias.

Moral da história: fique tranquilo. Seu PlayStation 4 e seu Xbox One comuns não estão obsoletos, e devem continuar assim por pelo menos mais alguns anos.

Tudo o que você precisa saber sobre o Xbox One X

Start