Topo

De graça, Sega lança coleção de clássicos para celulares com iOS e Android

Veja 10 curiosidades sobre o Sonic, o mascote da Sega

Start

Barbara Gutierrez, Claudio Prandoni e Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

21/06/2017 10h01

Depois de diversas aventuras nas plataformas mobile com adaptações simples de jogos antigos e games originais, a Sega decidiu investir pesado em versões aperfeiçoadas de clássicos do passado.

O selo SEGA Forever vai abranger títulos de todas as plataformas da empresa, entre consoles de mesa, portáteis e até fliperamas e, de fato, já começou a rolar antes mesmo de ser anunciada: a versão mobile de "Sonic CD", lançada em 2011, foi atualizada para fazer parte da coleção.

Além de "Sonic CD", outros cincos jogos vão fazer parte da SEGA Forever a partir desta próxima quinta-feira (22):

  • Sonic 1
  • Comix Zone
  • Phantasy Star II
  • Kid Chameleon
  • Altered Beast

Entre as melhorias estão gráficos adaptados para as telas HD dos celulares e tablets, suporte a controles bluetooth e até placares online.

Os jogos da linha vão ser todos gratuitos, com a opção de pagar US$ 2 (R$ 6,50 no Android) para tirar todos os anúncios que aparecem entre uma fase e outra. Eles estarão disponíveis nas lojas online do Android e iOS.

SEGA Forever - Divulgação - Divulgação
Coleção SEGA Forever vai ter até jogos de Saturn e Dreamcast
Imagem: Divulgação

A versão paga permite também salvar o jogo no próprio aparelho e continuar sua aventura mesmo se estiver offline, o que não acontece na versão gratuita com propaganda, que até oferece save, mas apenas se estiver conectado online.

É importante destacar que tanto a versão com anúncios quanto a paga podem ser jogadas normalmente offline.

Depois disso, a promessa da Sega é de que novos jogos sejam lançados a cada duas semanas.

Segundo a empresa, já estão em produção versões mobile de clássicos do passado para garantir que o selo continue por cerca de três anos.

E os jogos em português traduzidos pela Tectoy para Master System e Mega Drive? Alguma chance de fazerem parte da coleção?

"Esta é uma das possíveis extensões do projeto para o futuro: nos aproximarmos de publishers third party para entender como podemos trabalhar juntos", comenta em entrevista ao UOL Jogos o Diretor de Marketing da Divisão de Mobile da SEGA no Ocidente, Mike Evans.

Mike Evans, Diretor de Marketing da Divisão de Mobile da SEGA no Ocidente - Divulgação - Divulgação
Mike Evans, diretor da Sega, não descarta incluir jogos da Tectoy no futuro da linha SEGA Forever
Imagem: Divulgação

"Isso levará algum tempo, mas quando acontecer certamente entraremos em contato com a Tectoy".

O discurso é parecido quando perguntamos sobre a possibilidade de lançar títulos da linha também para consoles de mesa, como PlayStation 4, Xbox One e Switch:

"Nós temos grandes ambições para o catálogo de jogos da coleção SEGA Forever no futuro e muitas ideias incríveis."

"Mas, uma coisa de cada vez, estamos trabalhando forte para tornar essa ideia um sucesso primeiro no mundo mobile", explica Mike.