"Dragon Ball" e F1: Goku já pilotou o carro de Ayrton Senna
O que será que é mais rápido: o mais forte dos saiyajin ou um carro de Fórmula 1? Essa comparação pode parecer sem qualquer propósito, mas ela faria sentido há cerca de 30 anos, quando a popularidade da Fórmula 1 estava no auge no Japão e Goku chegou a dar umas voltas em um carro da equipe de Ayrton Senna - com a qual o piloto alcançou o bicampeonato, em 1990.
A essa altura é normal que você se pergunte: "como assim"?
Para entender o que realmente aconteceu, é preciso dar uma de Trunks e viajar ao passado, mais exatamente para o período entre 1988 e 1991, quando o piloto brasileiro conquistou seus três títulos mundiais. Em 1988, Senna e a Honda migraram para a McLaren e a equipe, juntamente com o piloto francês Alain Prost, venceu 15 das 16 corridas disputadas naquela temporada - com o brasileiro se sagrando campeão por parcos três pontos a mais do que Prost.
Daí em diante, foram mais três títulos de pilotos e equipes seguidos, dois com Senna e um com Prost. Era o suficiente para a equipe e o brasileiro ganharem status de lendas no Japão. Diante disso, a revista Shonen Jump passou a patrocinar a equipe, como podemos ver na imagem abaixo que mostra um detalhe do bico do carro usado por Senna em algumas corridas da temporada de 1990.

Nesse mesmo período, "Dragon Ball" também era extremamente popular na Terra do Sol Nascente. Em abril de 1989, "Dragon Ball Z" fazia sua estreia na TV japonesa e, considerando a cronologia do anime e sua agenda de transmissão, o auge do trio Honda-Senna-McLaren ocorreu enquanto Goku enfrentava a ameaça Raditz, Nappa e Vegeta na Terra e Freeza, em Namekusei - o que corresponde a 121 episódios do desenho.
Voltando ao patrocínio da Shonen Jump, essa relação com a principal categoria do automobilismo foi além do longo estampado na McLaren: a revista também passava a publicar histórias e ilustrações relacionadas à Fórmula 1. Entre elas estão "GP Boy" e "F no Senkou: Ayrton Senna no Chousen", sendo essa última mais focada em Senna e na sua rivalidade com outros pilotos da época.

E Akira Toriyama, à altura o principal artista da revista, não ficou de fora. Além de ilustrar algumas capas das obras citadas acima, é dele, por exemplo, a autoria de "BattleMan F-1 GP", um misto de mangá e reportagem que conta a história do GP da Alemanha de 1990. Na obra, nunca publicada no Ocidente, o personagem BattleMan resolve desafiar os principais pilotos da Fórmula 1. Na ocasião deste GP, aliás, Toriyama encontrou com Senna, sendo fotografado apertando a mão do piloto.

É claro que "Dragon Ball" acabaria envolvido na história e isso ocorreu por meio de ilustrações publicadas na Shonen Jump. Em uma delas, Goku aparece comemorando uma vitória ao lado de Kuririn, Gohan, Bulma e Mestre Kame de um lado e pilotando um McLaren do outro - curiosamente, o carro que Goku está é o número 28, usado pelo austríaco Gerhard Berger, companheiro de Senna, na temporada de 1990. Ainda assim, o carro era o mesmo que Senna utilizava.

Os personagens de "Dragon Ball" também apareceriam em outra ilustração com o carro de Senna - agora sim, o de número 27, no qual Gohan está ao volante.

O esforço da Shonen Jump (e da editora Shueisha) em popularizar a Fórmula 1 no Japão fazia sentido, afinal as corridas passavam nas madrugadas de domingo para segunda-feira no Japão - um horário tremendamente ingrato -, e acabaram surtindo efeito. Mesmo com a saída da Honda da McLaren, no final de 1992, a relação entre japoneses, Senna e o esporte já tinha uma base sólida o suficiente para continuar por conta própria.
Já Goku, apesar de ter dado umas voltas no mesmo carro que Senna, só aprenderia a dirigir depois: mais exatamente no episódio 125, um filler - ou seja, exclusivo do anime e sem relação com a obra original - de "Dragon Ball Z". Nele, o saiyajin e Piccolo se matriculam em uma autoescola por exigência de Chi Chi e o resultado, como é de se esperar, é cômico - o que faz desse episódio um dos melhores fillers de toda a série.
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