Topo

RPG de estratégia "Disgaea 5" encontra habitat ideal no Nintendo Switch

Divulgação/NIS America
Imagem: Divulgação/NIS America

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

28/06/2017 17h18

Paraíso para malucos que gostam de ver números na casa dos bilhões voando para todos os lados da tela, "Disgaea" é uma série de RPGs de estratégia com mais de 10 anos de história, mas que só agora encontrou seu habitat ideal: o Nintendo Switch.

O game já tinha aparecido em plataformas de alta definição, nas quais o trabalho artesanal dos sprites 2D puderam brilhar; e também em sistemas portáteis, ideais para quem curte jogar uma ou duas batalhas rápidas sem grande compromisso... mas nunca em ambos de uma só vez.

No Switch, porém, "Disgaea 5 Complete" oferece o melhor dos dois mundos.

Diferente das versões de DS ou Vita da série, o novo game não precisa fazer concessões em termos de gráficos para poder ser aproveitado em doses homeopáticas no modo portátil do Switch.

Disgaea 5 Complete - Divulgação/NIS America - Divulgação/NIS America
A fórmula de "Disgaea" brilha quando você consegue jogar no seu próprio ritmo
Imagem: Divulgação/NIS America

"Disgaea 5" conta a história de um grupo de demônios que se une para enfrentar Void Dark, um vilão que está destruindo todas as dimensões do submundo com seu exército. Como já é costume na série, os protagonistas são extremamente caricatos e tentam injetar humor até mesmo nas situações mais tensas.

Mas "Disgaea" não é um RPG comum: a história é apenas uma introdução para as mecânicas do game. A parte mais carnuda da experiência começa após os créditos, quando o jogador ganha liberdade para explorar versões progressivamente mais difíceis das missões da campanha e mapas com batalhas geradas processualmente.

Nota de Disgaea 5 Complete - Arte/UOL Jogos - Arte/UOL Jogos
Imagem: Arte/UOL Jogos

Com dezenas de personagens à disposição e uma infinidade de combinações entre equipamentos, armas e habilidades, o game oferece centenas de horas de diversão para quem curte testar novas estratégias de batalha e maximizar o potencial de seus bonecos. Chegou no nível 9.999? Faça-o 'renascer' e treine-o novamente desde o começo para que ele ganhe bônus de atributos.

No Switch, "Disgaea 5" vem de fábrica com todo o conteúdo que foi vendido separadamente no PlayStation 4 - o que só serve para incrementar a vida útil do game. Dentre os extras, os principais destaques são estágios adicionais inspirados por jogos anteriores da franquia.

Como uma boa xícara de café, "Disgaea" é um gosto adquirido. À primeira vista, todas as opções de personalização de guerreiros e o profundo sistema de batalhas intimida. Mas quem curte o gênero e persevera além das primeiras horas dificilmente consegue largar o game. E o formato híbrido do Switch é o que mais proporciona chances para que essa relação se desenvolva.