Topo

Fórum de games frustra plano para assassinar presidente francês

Emmanuel Macron foi eleito presidente francês em 7 de maio, derrotando nas urnas a candidata de extrema-direita Marine Le Pen - Presidence de le République Francaise/AFP
Emmanuel Macron foi eleito presidente francês em 7 de maio, derrotando nas urnas a candidata de extrema-direita Marine Le Pen Imagem: Presidence de le République Francaise/AFP

Do UOL, em São Paulo

04/07/2017 10h14

A polícia francesa prendeu, na última semana, um homem de 23 anos que planejava assassinar o presidente francês, Emmanuel Macron, durante o Dia da Bastilha, comemorado no país europeu em 14 de julho. O que poderia ser um mero resultado de planos de inteligência anti-terrorismo, no entanto, ganhou contornos curiosos.

Isso porque o aspirante a assassino acabou sendo denunciado por membros de um fórum de videogames.

De acordo com os responsáveis pela denúncia, o homem havia entrado em um fórum - que não teve seu nome revelado - querendo saber onde se comprava "uma arma do tipo Kalashnikov" (nome também usado para o fuzil automático AK-47) para realizar um ataque.

O homem, que não teve seu nome divulgado, se declarou um nacionalista de extrema direita e acabou sendo enquadrado na acusação de planejar realizar um ato terrorista. Ele afirmou que pretendia que o ato de matar Macron fosse um "testemunho político" e que ele também queria matar "negros, árabes, judeus e homossexuais".

Não é a primeira vez que ele é preso, porém: isso também aconteceu em 2016, quando ele deu declarações de apoio ao atirador norueguês Anders Brevik, que matou 77 pessoas em 2011.