Topo

Inspirado em "Zelda", "Ever Oasis" prova que o 3DS ainda tem o que oferecer

Divulgação/Nintendo
Imagem: Divulgação/Nintendo

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

08/07/2017 10h00

Nascido da mente de Koichi Ishii, o criador da série "Mana", "Ever Oasis" é um delicioso RPG de ação exclusivo do Nintendo 3DS que usa mecânicas simples, porém divertidas e personagens muito fofos para cativar o jogador.

Apesar de tropeçar em alguns problemas de execução que ficam progressivamente mais evidentes com o passar das horas, o game oferece uma experiência viciante que pode ser aproveitada em curtas sessões, ideal para o formato portátil do 3DS.

No controle do garoto Tethu ou da garota Tethi, o jogador tem como missão cultivar, administrar e proteger o último oásis seguro em um deserto tomado pelas forças do caos. O protagonista deve partir em expedições em busca de aliados e novos poderes que o ajudem a combater inimigos cada vez mais poderosos.

Ever Oasis - Divulgação/Nintendo - Divulgação/Nintendo
Visitantes podem ser transformados em moradores, fortalecendo a economia do oásis
Imagem: Divulgação/Nintendo

O jogador começa a aventura como um aventureiro solitário, que conta apenas com o apoio de um espírito da água incapaz de deixar a segurança do oásis. Enquanto explora calabouços e outras áreas do deserto, porém, ele começa a encontrar diversas criaturas, que podem ser convencidas a tornarem-se moradoras do oásis.

Nota de Ever Oasis - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

É ao redor destes encontros que gira a progressão em "Ever Oasis". Novos moradores constroem lojas nas ruas, trazendo cada vez mais recursos e pessoas para o oásis. E conversando com os habitantes, o protagonista descobre rumores sobre os paradeiros de outros potenciais aliados, que devem ser encontrados e cortejados.

Por vez, até dois companheiros podem ser selecionados entre os habitantes do oásis para acompanhar o protagonista em suas aventuras. Eles utilizam armas diferentes, que têm vantagens e desvantagens contra certos tipos de inimigos, e habilidades diversas, que devem ser utilizadas para resolver quebra-cabeças. Alguns deles, por exemplo, carregam lanças, que dão mais dano contra cobras e servem para ativar alavancas nas paredes.

Alguns destes potenciais companheiros só decidem criar raízes no oásis se nele existirem lojas que vendem itens específicos, como cachecóis ou sucos de frutas. Assim, a meta do jogador é cumprir tais desejos para assegurar a prosperidade da comunidade.

Ever Oasis - Divulgação/Nintendo - Divulgação/Nintendo
Ao formar amizades com as criaturas do deserto, o herói ganha aliados para suas aventuras
Imagem: Divulgação/Nintendo

Nas horas iniciais do game, o processo de começar cada novo dia cuidando do oásis é extremamente cativante. Uma das obrigações do chefe do oásis é reestocar os produtos das lojas com itens que são achados mundo afora. Como cada habitante tem uma personalidade própria, conversar com eles para cumprir essa rotina é divertido.

O problema é que o número de quiosques e habitantes dos quais o jogador precisa cuidar cresce muito, e o que inicialmente é um processo agradável e descompromissado se transforma em um trabalho lento e repetitivo.

Felizmente, a administração do oásis é apenas uma das metades da experiência de "Ever Oasis". A outra, que consiste na exploração de calabouços e no combate contra criaturas afetadas pelo caos, fica cada vez mais divertida e recompensante com o avançar da história.

O deserto do game esconde diversos calaouços nos moldes daqueles vistos nos "Zelda" clássicos. Ao invés de diferentes itens, porém, o jogador deve aproveitar-se das diferentes habilidades de seus aliados para resolver quebra-cabeças - que são surpreendentemente engenhosos.

Trazer os aliados corretos para uma expedição é fator que também determina o sucesso de lutas contra monstros e chefões, que têm desvantagens a certos tipos de ataques. Com um rápido comando ativado pela tela sensível ao toque, porém, é possível voltar para o vilarejo, substituir os membros do grupo e retornar para o ponto em que você estava anteriormente.

Assista ao trailer de "Ever Oasis"

Start

"Ever Oasis" é um RPG de ação muito bem resolvido, que rende mais de 20 horas de jogatina no 3DS. A fofura dos personagens no estilo 'chibi' é contagiante, e as divertidas interações entre eles criam uma atmosfera positiva muito envolvente.

Com sorte, uma sequência que automatiza as partes mais tediosas da administração do oásis já está sendo trabalhada, pois este mundo tem muito potencial.