Topo

PlayStation 5 será lançado em 2019, diz analista

Segundo analista, ideia é que o PS5 complete o "meio passo" dado pelo PS4 Pro em relação ao PlayStation 4 padrão - Divulgação/Sony Computer Entertainment
Segundo analista, ideia é que o PS5 complete o "meio passo" dado pelo PS4 Pro em relação ao PlayStation 4 padrão Imagem: Divulgação/Sony Computer Entertainment

Do UOL, em São Paulo

12/07/2017 10h46

Diante da iminente chegada do Xbox One X, é natural que exista especulações sobre quando um PlayStation 5 seria anunciado e lançado pela Sony. Recentemente, o presidente da Sony Interactive Entertainment America, Shawn Layden, disse em entrevista que isso ainda "deve demorar".

Segundo o analista Michael Pachter - um dos mais conceituados a fazer previsões para o mercado de games -, esse "demorar" se refere a um período de dois ou três anos.

Em entrevista ao site GamingBolt, Pachter disse que não espera que o PS5 chegue em 2018. "Isso será em 2019 ou 2020, provavelmente em 2019. A Sony parece ter definido seu movimento para trazer um aparelho com capacidade de resolução 4K quando o mercado desses televisores alcançar 50% nos Estados Unidos e 35% no restante do mundo".

Para Pachter, a Sony já tem um planejamento feito sobre o novo console e "sabe o que fazer".

O analista também especulou sobre como o PS5 seria, dizendo que certamente ele suportará resolução 4K, mas deixando no ar que ainda há dúvidas sobre questões como a retrocompatibilidade com jogos de PS4 Pro (e, consequentemente, de PS4). "Eu acho que será [retrocompatível]. Eu acredito que ele será percebido pelos consumidores como um 'meio passo' adiante do PS4 Pro, da mesma forma que o PS4 Pro foi 'meio passo' em relação ao PS4".

Recentemente, outro analista, Damian Thong, afirmou que o novo videogame chegaria às lojas na segunda metade de 2018, supostamente marcando o menor ciclo de vida de um console da linha PlayStation: cinco anos. Para comparar, o primeiro PlaYStation ficou seis anos no mercado antes do PS2, mesmo tempo que este ficou até o PS3. Entre o PS3 e o PS4, foram sete anos.

Como de praxe, a Sony não se manifestou sobre a previsão.