Topo

Você sabe como é o rosto de Master Chief, o protagonista de "Halo"?

Divulgação
Imagem: Divulgação

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

12/07/2017 04h00

Master Chief, protagonista da série "Halo", é Um dos personagens mais facilmente reconhecíveis pelos fãs de games, com sua armadura esverdeada e capacete com visor alaranjado. Mas algo que os jogos nunca mostraram é o rosto por trás do elmo do famoso Spartan.

Bem, quase nunca. Em "Halo 4", John-117 (sue nome verdadeiro) aparece ainda criança na sequência de abertura, que mostra como ele e os outros soldados Spartan foram criados. O rapaz ruivo e com a pela cheia de sardas é mostrado em destaque no "orfanato" onde foi criado, treinado e aprimorado biologicamente e ciberneticamente.

John 117 - Reprodução - Reprodução
O jovem John-117 aparece durante a cinemática de abertura de "Halo 4"
Imagem: Reprodução

Na animação "Halo: Fall of Reach", o treinamento de John é mostrado em mais detalhes e podemos ver o jovem Master Chief em ação, com os mesmos traços da abertura de "Halo 4": ruivo, magrelo e com o rosto cheio de sardas.

No final secreto do mesmo game, os olhos de John-117 aparecem rapidamente após ele tirar o capacete e isso é o mais próximo que os jogadores chegaram de ver a cara do Master Chief depois de adulto. A pele do herói é toda marcada, com o que parecem ser queimaduras. Isso se deve aos anos que Chief passou em criogenia - tanto entre "Halo: Reach" e "Halo: Combat Evolved" quanto no intervalo entre o terceiro e o quarto jogos. John passou muitos anos congelado dentro de sua armadura, e isso deixou sequelas físicas no Spartan.

Master Chief tira o capacete no final secreto de "Halo 4"

Start

Para desbloquear esse final secreto, é preciso terminar a campanha de "Halo 4" no modo Legendário. O game está disponível para Xbox 360 e Xbox One.

Nos livros

Antes de "Halo 4", os fãs mais dedicados já tinham uma boa ideia da aparência do herói, graças aos livros que expandem o universo da série de ficção científica criada pela Bungie para a Microsoft (e tocada atualmente pela 343 Industries).

Em "Halo: The Flood", que acompanha os eventos do primeiro game, "Combat Evolved", Master Chief é descrito como alto e com cabelos curtos, olhar sério e traços fortes... Mas com uma aparência não muito saudável.

"Ele tem olhos sérios, uma boca firme e um queixo forte. Sua pele parece que não recebe a luz do Sol por muito tempo e era branca, muito branca, como alguma criatura que vive no fundo de uma caverna profunda", diz a descrição da cena em que Chief participa de uma reunião sem sua armadura MJOLNIR.

Halo: Fall of Reach - Reprodução - Reprodução
Os traços fortes e o olhar sério de John-117 já estavam lá na infância do personagem, mostrada em episódio da série animada "Fall of Reach"
Imagem: Reprodução

O diretor de desenvolvimento da franquia "Halo", Frank O'Connor, descreveu John-117 em uma entrevista ao site norte-americano GameTrailers: "Um homem mais velho, quase doentiamente pálido, quase albino, com olhos azuis, cabelo ruivo cortado rente, e talvez as últimas das sardas que ele tinha quando era criança".

Com a armadura, Chief tem 2,13 m e pesa cerca de 450 Kg. Sem o traje de combate MJOLNIR, o Spartan tem 2m de altura e pesa 130 Kg.

Embora John-117 seja descrito várias vezes como "maior do que os colegas" do programa, a força e os reflexos de combate de Master Chief são resultado do aprimoramento biológico e cibernético e do treinamento militar do programa Spartan.

O game mais recente da série estrelado por Master Chief é "Halo 5: Guardians", disponível para Xbox One.