Topo

Na linha do trem: o episódio mais deprimente de "Tom & Jerry"

Os eternos rivais acabam o episódio no fundo do poço - Reprodução/Hanna-Barbera
Os eternos rivais acabam o episódio no fundo do poço Imagem: Reprodução/Hanna-Barbera

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

18/07/2017 04h00Atualizada em 18/07/2017 14h10

Desiludidos por amor, gato e rato sentam-se lado a lado na linha do trem, olhos inchados, à espera da morte certa. É assim que acaba "Gato Desiludido", o episódio mais deprimente de "Tom & Jerry".

Lançado originalmente em 16 de novembro de 1956 sob o nome "Blue Cat Blues", o 103º curta-metragem estrelado pelos personagens tem um tom muito mais sombrio do que o normal para uma produção de William Hanna e Joseph Barbera.

A história começa com Tom sentado na linha do trem. Vendo a cena de longe, Jerry lamenta, em seus pensamentos, o estado de seu rival, mas julga que "é melhor assim, pois pela primeira vez vez desde conhecê-la, ele será feliz de novo." O rato então relembra os eventos que conduziram Tom a contemplar o suicídio.

Tom conhece uma gata branca e apaixona-se à primeira vista. A felina, sem nome, inicialmente corresponde aos avanços de Tom, mas acaba distraída por Butch, um gato muito mais rico. A gata, oportunista, passa a ignorar Tom e dar atenção ao gato milionário.

Tom & Jerry - Reprodução/Hanna-Barbera - Reprodução/Hanna-Barbera
O amor é cego...
Imagem: Reprodução/Hanna-Barbera

Jerry implora para que Tom esqueça da gata, mas seu amigo o ignora, e começa a gastar todo o seu dinheiro na tentativa de impressionar a pretendente com presentes. Ele lhe dá flores, um perfume, um anel com um diamante minúsculo, e até mesmo um carro barato (que ele obtém em troca de, literalmente, um braço e 20 anos de trabalho escravo) - mas Butch traz presentes muito mais impressionantes.

Inconsolável, Tom passa a afogar as mágoas em leite, para o desespero de Jerry. O rato salva seu rival, que quase estava sendo tragado por uma boca de lobo, mas os dois veem Butch e a gata branca passarem com um carro trazendo os dizeres "recém-casados".

De volta ao presente, Jerry agradece por ter uma namorada que lhe ama de verdade. Momentos depois, porém, tal namorada passa ao lado de um outro rato em um carro com os dizeres "recém-casados", arruinando a alegria de Jerry.

O ratinho senta-se ao lado de Tom na linha. Enquanto o barulho do trem se aproxima, a tela escurece, e o episódio acaba. O destino dois dois é incerto... mas dá para imaginar o que acontece em seguida.

Pesado.

Assista aos momentos finais de "Gato Desiludido"

Start