Topo

Você sabe quem era o soldado na capa de "Doom"?

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

20/07/2017 15h05

Co-criador do game de tiro revela a identidade do "Doomguy"

Um dos maiores clássicos dos games, "Doom" marcou época pela violência e pelo tiroteio frenético, a trilha sonora heavy-metal e as partidas multiplayer. O jogo se tornou um ícone dos jogos eletrônicos e seu protagonista, o fuzileiro espacial conhecido apenas como "Doomguy" ("o cara do Doom", em português), é quase tão reconhecível entre os fãs de games quanto Mario ou Lara Croft.

Mas, você sabe quem é o "Doomguy"? Ou melhor, quem serviu de modelo para a famosa capa de "Doom", onde o fuzileiro luta contra hordas de demônios em uma colina marciana?

O co-criador de "Doom", John Romero, revelou em seu blog a identidade do soldado na capa do primeiro "Doom": segundo o game designer, em 1993, um modelo foi contratado para posar para fotos, fazendo as poses do fuzileiro que estaria na capa do jogo. Mas, as coisas não saíram como planejadas.

"O modelo tirou a camisa e começou a posar com uma arma de plasma de brinquedo", lembrou Romero. "O ilustrador Don Punchatz nos pediu sugestões, então eu comecei a dizer para ele que o fuzileiro seria atacado por uma quantidade infinita de demônios. Que seria legal ele estar numa colina, atirando neles lá embaixo".

Doom 2016 capa alternativa - Divulgação - Divulgação
Até hoje, o fuzileiro sem nome é o protagonista dos games da série "Doom". A capa alternativa do jogo de 2016 é uma homenagem à capa clássica do game original.
Imagem: Divulgação

Romero contou que o modelo segurava a arma e fazia várias poses, mas nenhuma parecia interessante o bastante. "Ele não conseguia ver a cena em sua mente".

Frustrado, o designer de "Doom" não aguentou, tirou sua própria camisa e disse ao modelo para passar a arma para ele e descer para o chão. "Agarre meu braço como se você fosse um dos demônios! Ele fez isso e eu apontei a arma de um jeito meio diferente e falei para Don: 'É disso que eu estou falando!'".

Romero contou que eles até tentaram algumas variações, mas no final, todos concordaram que aquela foto era a melhor para a capa.

"E essa é a história de como a capa de 'Doom' foi criada", finalizou o co-criador do game. "Eu sou o cara do Doom".

John Romero - Reprodução - Reprodução
Co-criador de "Doom", John Romero foi, acidentalmente, o modelo para a capa do primeiro jogo
Imagem: Reprodução

O game mais recente da série, intitulado apenas "Doom", foi lançado em 2016 para PC, PlayStation 4 e Xbox One.