Topo

Por que é que nem todo boneco é brinquedo?

Divulgação/Iron Studios
Imagem: Divulgação/Iron Studios

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

21/07/2017 12h49

Pais, atenção: nem todo boneco é brinquedo. Ter isto sempre em mente é uma maneira fácil de evitar polêmicas como a da estatueta do Gavião Arqueiro acima, que rendeu uma briga que viralizou nas redes sociais nos últimos dias.

Muitas pessoas associam a palavra "boneco" a brindes de ovos de Páscoa de super-heróis e ao Ken, namorado da Barbie. Mas a palavra também pode descrever preciosos itens de colecionador, que chegam a custar centenas e até milhares de reais.

Alguns bonecos foram feitos para ficar na prateleira ou na cristaleira, em segurança, longe das mãos das crianças.

As chamadas estatuetas (também conhecidas como 'figures' ou 'figurines') existem em vários tamanhos e formatos, e podem ser realistas ou não. Elas são moldadas: ou seja, não têm partes articuladas. Muitas vêm presas a uma base fixa. Em geral, estatuetas são feitas de plástico, mas existem também modelos de resina e outros materiais.

Independentemente do material utilizado na produção, porém, estatuetas têm um ponto importante em comum: elas são muito frágeis, e não foram feitas para aguentar grandes impactos. Qualquer queda pode fazer com que a peça quebre. E não dá para simplesmente encaixar um braço ou uma perna de volta.

Saint Seiya - Divulgação/Bandai - Divulgação/Bandai
Mesmo parecendo, nem toda 'action figure' é um brinquedo
Imagem: Divulgação/Bandai

Já as 'action figures' são mais resistentes às brincadeiras das crianças, e mais próximas do conceito que muitos pais têm de o que é um "boneco". As peças têm articulações, que permitem aos donos reproduzir diferentes poses, e às vezes vêm acompanhadas de apetrechos extras que podem ser removidos e reposicionados, como as armaduras dos "Cavaleiros do Zodíaco".

Mas até mesmo para 'action figures' vale a regra do bom senso: dependendo do valor monetário ou sentimental do boneco, muitos donos preferem mantê-los guardados como objetos de decoração.

Diferentes pessoas dão diferentes valores para objetos assim. Para quem coleciona estatuetas ou 'action figures', tais peças têm o mesmo valor que esculturas ou quadros pendurados na parede. São obras de arte.

Pense na Vênus de Milo. Você deixaria seu filho brincar com a Vênus de Milo?

Vênus de Milo - Reprodução - Reprodução
Não é brinquedo
Imagem: Reprodução