Topo

Pato Donald nazista? Conheça o polêmico desenho animado da Disney

Pato Donald em "Der Fuhrer"s Face" (1942), desenho usado para fazer propaganda antinazismo nos EUA - Reprodução
Pato Donald em "Der Fuhrer's Face" (1942), desenho usado para fazer propaganda antinazismo nos EUA Imagem: Reprodução

Théo Azevedo

Do UOL, em São Paulo

22/07/2017 04h00

Pato Donald dorme tranquilamente, quando é despertado pelo cutucão de uma baioneta, ao som de uma bandinha que inclui Benito Mussolini no bumbo e Heinrich Himmler na caixa. Ainda sonolento, ele faz a saudação nazista ao retrato de Hitler na parede, veste um uniforme adornado pela suástica e segue para mais um cansativo dia de trabalho na fábrica de armamentos e munições do esforço de guerra alemão.

À primeira vista, a ideia de um Pato Donald nazista choca (trocadilho não-intencional), mas trata-se justamente do contrário: “Der Fuehrer's Face” (“A Face do Fuehrer”, em português) foi produzido pela Disney em 1942 para servir de propaganda antinazista nos Estados Unidos, onde chegou a ganhar um Oscar de melhor curta de animação.

Dirigido por Jack Kinney e com 8 minutos de duração, o desenho tem vários momentos memoráveis, com Pato Donald às voltas com seu café-da-manhã, que tempos de guerra consistia em um pedaço de pão duro, café feito com apenas um grão e um spray pra deixar tudo cheirando a bacon e ovos.

Pato Donald em "Der Fuehrer's Face" - Reprodução - Reprodução
Pato Donald viveu um pesadelo nas fábricas nazistas
Imagem: Reprodução

Há suásticas e mensagens de propaganda nazista por todos os lados, alardeando a superioridade da raça ariana e os predicados de Hitler – Donald, inclusive, chega a ler um trecho de “Mein Kampf” (“Minha Luta”).

Sem conseguir dar conta das horas extras na linha de montagem da fábrica, Donald fica às beiras de um ataque de nervos, quando desperta, vestindo um pijama inspirado na bandeira norte-americana, e fica aliviado ao se dar conta de que foi tudo um pesadelo.

“Der Fuehrer's Face” foi relançado em 2004 e 2005, nas coleções de DVDs "Walt Disney Treasures: On the Front Lines" e "Walt Disney Treasures: The Chronological Donald, Volume Two", respectivamente.