Topo

Como foi o encontro de Chaves e Chapolin na TV

Ambos interpretados por Roberto Gómez Bolaños, Chaves e Chapolin já cruzaram caminhos ao longo da série do Polegar Vermelho - Montagem/UOL
Ambos interpretados por Roberto Gómez Bolaños, Chaves e Chapolin já cruzaram caminhos ao longo da série do Polegar Vermelho Imagem: Montagem/UOL

Rodrigo Lara

Do Gamehall

23/07/2017 04h00

Em 1976, tanto "Chaves" quanto "Chapolin" estavam em sua quarta temporada e cada um dos seriados ocorria em seu próprio universo. A única coisa que aproximava ambos eram os atores: Roberto Gómez Bolaños, Ramón Valdés, Florinda Meza e companhia atuavam em ambas as produções. A principal diferença nesse quesito é que, ao contrário de "Chaves", em "Chapolin" esses atores acabavam interpretando mais de um papel.

De qualquer maneira, não havia uma relação direta entre "Chaves" e "Chapolin". Há porém, o capítulo de "Chapolin" intitulado no Brasil como "Ser Pequeno tem as suas Vantagens", frequentemente lembrado como a primeira vez em que Chapolin e Chaves se encontraram em um mesmo local.

Na realidade, porém, os dois personagens já haviam aparecido em um mesmo episódio dois anos antes.

A festa à fantasia

O episódio em questão é o 56º da série do Polegar Vermelho e tem como título original "El Disfraz, el Antifaz y algo Más - parte 1". Exibido no México em 13 de julho de 1974, apenas sua versão refeita acabou passando no Brasil. E o enredo em si é bastante insólito - até mesmo para os padrões de "Chapolin": o Professor Girafales resolve dar uma festa à fantasia em sua casa, mas criminosos pretendem agir durante as festividades.

Chaves e Quico em episódio de "Chapolin" - Reprodução - Reprodução
A breve aparição de Chaves e Quico em um episódio de "Chapolin" marcou o primeiro "crossover" das séries; os personagens, porém, não se encontraram na mesma cena
Imagem: Reprodução

Para evitar um crime, um detetive de polícia vai até o local para investigar, mas, mesmo assim, o Mestre Linguiça, digo, Professor Girafales acaba chamando o Chapolin Colorado. 

Em cenas paralelas, alguns personagens de "Chaves", como Chiquinha, Quico e o próprio Chaves aparecem. O encontro entre o herói e o garoto, porém, demoraria mais um tempo para ocorrer.

Quem poderá defender o Seu Madruga?

A primeira das duas vezes em que Chaves e Chapolin interagiram de alguma maneira ocorreu em "Ser Pequeno tem as suas Vantagens". Apesar de se passar totalmente na Vila do Chaves, o capítulo faz parte de "Chapolin". Nele, o garoto órfão invoca o herói com um intuito nobre: tentar evitar que o Seu Madruga continue a apanhar da Dona Florinda. 

Chapolin na Vila do Chaves - Reprodução - Reprodução
O encontro "formal" entre os dois personagens aconteceu quando Chaves "invoca" o Chapolin para que ele defenda o Seu Madruga das pancadas da Dona Florinda; episódio é icônico, mesmo com recursos técnicos limitados quando os dois personagens aparecem juntos
Imagem: Reprodução

Quando o herói atrapalhado resolve falar com Dona Florinda, porém, ela acredita que o Chapolin, na verdade, é o Chaves disfarçado - provavelmente um dos mais irônicos momentos da história do seriado. Chapolin decide, então, provar sua identidade utilizando uma pílula de nanicolina.

Ao ver o herói miniaturizado, Florinda acredita nele e acaba concordando em ser mais tolerante com o Seu Madruga. O que, como bem sabemos, não ocorreu.

Visita à escola

A visita de Chapolin à Vila do Chaves não seria a única vez em que os dois personagens dividiram a mesma cena. Dois anos depois, em 29 de março de 1978, novamente um episódio de "Chapolin" aconteceria em um cenário típico de "Chaves". Trata-se de "Branca de Neve e os Sete Churín Churín Fun Flais", uma sequência de três partes - episódios 188, 189 e 190 da série - feita em homenagem a Walt Disney.

O episódio começa com uma confusão na escola do Mestre Linguiça - desculpem, é inevitável - e, na hora de começar a aula, os alunos pedem para o professor contar uma história. Mais uma confusão de forma (nessa hora, vale prestar atenção no desenho que aparece no quadro negro da sala, mas acaba misteriosamente sumindo na cena seguinte) e, quando o professor diz que "não sabe como contar uma história", o Chapolin aparece para salvar o dia.

Chapolin na escola do Chaves - Reprodução - Reprodução
O derradeiro encontro entre Chaves e Chapolin acontece quando o Polegar Vermelho aparece na escola do Professor Girafales para contar aos alunos uma versão peculiar da história da Branca de Neve; episódio foi uma homenagem de Bolaños a Walt Disney
Imagem: Reprodução

Daí em diante (e após uma verdadeira viagem lisérgica na qual os alunos aparecem flutuando sobre um cenário de contos de fada), Chapolin resolve contar uma versão "um pouco" alterada da história da Branca de Neve. 

Essa sequência acabou marcando a última vez em que os dois personagens estiveram juntos em cena. Daí em diante, cada série seguiria o seu rumo até o final de 1979, quando "Chapolin" teve seu último capítulo como programa solo exibido em 19 de setembro, e o início de 1980, quando "Chaves" teve o último episódio exibido em 7 de janeiro. A partir daí, as duas séries seriam exibidas como esquetes do programa "Chespirito".