Topo

'Bombadões do anime': eles começaram a malhar por causa de "Dragon Ball"

Reprodução/YouTube
Imagem: Reprodução/YouTube

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

27/07/2017 04h00

Para muita gente, "Dragon Ball" não passa de um hobby. Mas o anime foi a principal motivação para Stephen Ross e vários outros fãs trocarem a vida sedentária por uma de treinamento pesado.

Hoje um personal trainer que ensina programas de treinamento inspirados em animes, Ross era uma criança sedentária, que chegou pesar 80kg aos 10 anos. "Meu pai decidiu me colocar em forma durante as férias, e começamos a nos exercitar juntos. Eu usava fitas piratas com episódios de 'Dragon Ball Z' para me manter motivado. Naquele verão, eu perdi 18kg, e nunca mais parei de me exercitar," relembra.

Final Flash - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Stephen Ross transformou o Final Flash, ataque do Vegeta, em uma técnica de alongamento
Imagem: Reprodução/YouTube

Sucesso no Brasil e no mundo inteiro desde os anos 1980, "Dragon Ball" conta a história de um bando de guerreiros que passam o tempo todo treinando para serem fortes o suficiente para defender a Terra de ameaças cada vez mais perigosas. Através de mera perseverança e treinamento físico, alguns deles até aprenderam a voar.

Talvez aprender a voar não seja a pretensão dos mais de 250 mil seguidores do canal Saiyan Aesthetics, mas muitos deles seguem as dicas dos vídeos, e chegam até mesmo a pagar por aulas inspiradas pelos programas de treinamento que Goku e companhiam usam ao longo de suas aventuras.

O grupo de personal trainers ainda vende camisetas e outros acessórios para quem quer treinar com o visual dos guerreiros Z.

Uma das cenas de treinamento mais conhecidas de "Dragon Ball Z" envolve Goku e Gohan se trancando na Sala do Tempo, onde a gravidade é 10 vezes mais forte e um dia se torna um ano, para ficarem fortes o suficiente para derrotar Cell. Para seus alunos, Stephen Ross sugere uma versão mais 'light' da rotina, com repetições de flexões, agachamentos e socos na posição do cavalo.

"As pessoas me dizem, 'Eu não sei porque você treina assim, porque você nunca vai ficar tão forte como os personagens'," revela Ross. "Mas o que eu quero é ser o melhor que eu posso ser, e ajudar os outros a alcançarem seus objetivos. É isso que o anime me ensinou."

Dragon Ball - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
O canal Saiyan Aesthetics promete o corpo (e as peças de roupa) para você ficar igual ao Goku
Imagem: Reprodução/YouTube