Topo

Batman tem super poderes? Autor explica a confusão

Tradicionalmente um humano normal, mas extremamente capaz, Batman deverá ganhar poderes nas próximas revistas da DC - Reprodução
Tradicionalmente um humano normal, mas extremamente capaz, Batman deverá ganhar poderes nas próximas revistas da DC Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

28/07/2017 11h36

O Cavaleiro das Trevas sempre foi considerado um super-herói sem poderes especiais. Com uma condição física acima da média, treinamento em artes marciais, equipamentos tecnológicos e muita inteligência, ele se mostrou capaz, ao longo dos anos, de enfrentar diversos perigos sem ter nada além de muito preparo e determinação - o Batman poderia ser considerado o "ápice do ser humano", mas não um super-humano.

Um diálogo na edição n.º 22 da revista do "Esquadrão Suicida" deu indícios de que isso mudaria. Nele, Amanda Waller instrui sua equipe a capturar dois meta-humanos: Killer Frost e Batman.

Para quem ainda não se tocou, a expressão "meta-humano" é utilizada nas histórias da DC para se referir a pessoas com poderes especiais.

Para muitos leitores, ficou a impressão de que a DC teria confirmado que Batman tem, sim, superpoderes, mesmo que não revelados. Isso já havia acontecido antes, quando ele o Arqueiro Verde também foram colocados na categoria de meta-humanos durante a era do autor Chuck Dixon, porém essa classificação caiu no esquecimento. 

Batman metahumano - Reprodução - Reprodução
Diálogo na HQ do "Esquadrão Suicida" mostra que Batman, agora, será classificado como metahumano
Imagem: Reprodução

A explicação para tal é que Batman, na série "Dark Days" havia entrado em contato com uma substância alienígena, chamada "Nth Metal" e que isso, além de curar o personagem, também teria o potencial de lhe dar super-poderes. Foi o suficiente para os fãs do "morcegão" ficarem em polvorosa.

Esse rumor, porém, foi desmentido por Scott Snyder, principal autor responsável pelas histórias de Homem-Morcego nos últimos anos. Via Twitter, ele respondeu a um fã dizendo que o personagem nunca terá uma natureza metahumana, apesar de ganhar poderes especiais em situações pontuais. 

Em seguida foi a vez do autor de de "Esquadrão Suicida", Rob Williams, jogar mais água fria na história. Igualmente pelo Twitter, ele disse que as pessoas estão interpretando o que está escrito de maneira errada e que a meta de Amanda Waller é prender todos os super-humanos, tenham eles super poderes ou não.

Não será desta vez, portanto, que veremos Batman com poderes especiais. E, pensando bem, com toda a sua capacidade, seria mesmo preciso?