Topo

Morreu ainda bebê: a comovente história da irmã do Chico Bento

Reprodução
Imagem: Reprodução

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

01/08/2017 04h00

Pouco é comentado nas histórias das revistinhas, mas o pacato Chico Bento já teve uma irmãzinha, chamada Mariana.

Em uma situação rara de ser ver nos quadrinhos do Mauricio de Sousa, Mariana fez uma participação muito breve nas histórias, pois ela morreu ainda bebê. Triste, não?

De fato, Mariana era uma estrela no céu (não confundir com a Estrelinha Mágica, do desenho de 1988) e apareceu pela primeira vez em uma revista do Chico em 1990.

Apaixonada pelo planeta Terra, ela pede ajuda às outras estrelas para renascer como humana. Ela nasce como filha de Dona Cotinha e Seu Tonico, os pais de Chico Bento, e vive com o irmão uma amizade breve, ainda que intensa.

O gibi não dá muitos detalhes, mas a história mostra que Mariana fica muito doente de repente e não resiste, morrendo ainda bebê e trazendo grande tristeza para a família.

Mas Mariana não abandona totalmente a família e volta a ser uma estrela no céu, brilhando forte para que eles saibam que é ela.

15 anos depois...

A historinha fez sucesso e, depois de ser republicada no início dos anos 2000, deu vez uma espécie de continuação.

É aniversário de Chico Bento e Mariana vem à Terra para visitar o irmão.

Mariana no aniversário de Mauricio de Sousa - Reprodução - Reprodução
Mariana reapareceu em uma revista da Mônica, para celebrar os 70 anos de Mauricio de Sousa
Imagem: Reprodução

O reencontro é breve, mas Chico, como narrador da história, diz que aquele foi o melhor aniversário da vida dele e que Mariana lhe deixou de presente a esperança de um dia encontrá-la novamente.

Isso acontece quando Chico já é adulto e casado com Rosinha: Mariana renasce como filha de Chico Bento.

Mariana voltou a fazer uma rapidíssima aparição na revistinha da Mônica, em 2005, na história "Um aniversário festejado", que celebra os 70 anos de Maurício de Sousa.