Topo

Este brasileiro mudou o nome para Jiraiya Jaspion Jiban dos Santos

Reprodução
Imagem: Reprodução

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

04/08/2017 04h00

No documento emitido no início do ano, o nome dele é Claudio Cézar Jiraiya Jaspion Jiban dos Santos. Mas todos que o conhecem já o chamam apenas de Jiraiya há um bom tempo.

"Eu era apaixonado pelas séries quando era menor. Na roda de capoeira, começaram a me chamar de Jiraiya e Jaspion porque sabiam que eu adorava os personagens. E os apelidos acabaram ficando," explica o instrutor de direção baiano. "Quando uma amiga me falou que existia um jeito de mudar meu nome, fui no mesmo dia iniciar o processo."

A paixão de Jiraiya pelas séries de heróis japonesas - os 'tokusatsu' - nasceu durante a juventude, quando elas faziam sucesso em canais da TV aberta. "Jiraiya: O Incrível Ninja", "O Fantástico Jaspion" e "Policial de Aço Jiban" eram três produções deste estilo, nas quais heróis fantasiados lutavam para proteger a humanidade do mal.

"Eu sei que aqueles mundos são de ficção. Mas tem muita coisa ali no meio que é bem real," diz Jiraiya. "Eles são heróis que dariam suas vidas para combater o mal. Eles lutam pelo bem, pelo amor ao próximo. Sempre admirei muito isso."

Jiraiya conseguiu realizar o sonho da mudança de nome através da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), que só em 2016 atendeu a mais de 100 pedidos como o dele. Apesar do nome civil não poder ser alterado na maioria dos casos, uma lei de 1973 permite que mudanças ocorram em casos de nomes que causam constrangimento ou que tenham sido registrados com erros no cartório, ou até mesmo para a inclusão de apelidos notórios.

No caso de Jiraiya, que tinha sido registrado originalmente com o nome Claudio Cézar Souza dos Santos, a motivação é dupla: além de querer incluir no documento referências a seus heróis de infância, ele diz que o nome "Souza" só existia por conta de um erro do cartório.

Jiraiya - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Em foto tirada em 2014, Jiraiya posa ao lado de Takumi Tsutsui... o Jiraiya
Imagem: Arquivo pessoal

As preferências de Jiraiya são claras, mas ele garante que também curte muito outras séries do estilo, como "Esquadrão Relâmpago Changeman" e "Kamen Rider Black RX", e que até hoje assiste a episódios clássicos no DVD.

Em 2014, Jiraiya viajou até São Paulo para conhecer Takumi Tsutsui, o ator e dublê que interpretava Jiraiya na série de TV japonesa, e até tirou foto com o ídolo.

Com a mudança de nome agora oficializada, ele já tem um novo objetivo: conhecer também Hikaru Kurosaki, o Jaspion, e Shouhei Kusaka, o Jiban, e contar para eles sua história. "E também quero muito ter as armaduras dos três heróis," revela.

Jiraiya - Reprodução - Reprodução
Jiraiya fez sucesso durante os anos 1990 na Rede Manchete, e hoje é transmitido na Rede Brasil
Imagem: Reprodução