Topo

Neymar era assim na 1ª vez em que apareceu no "FIFA"

A estreia de Neymar nos gramados virtuais refletiu o início precoce de sua carreira no futebol: o primeiro game da série "FIFA" que ele participou foi "FIFA 10" - Reprodução
A estreia de Neymar nos gramados virtuais refletiu o início precoce de sua carreira no futebol: o primeiro game da série "FIFA" que ele participou foi "FIFA 10" Imagem: Reprodução

Rodrigo Lara

Do Gamehall

04/08/2017 04h00

Principal jogador brasileiro em atividade, o atacante Neymar mudou de times através de uma negociação tão polêmica quando milionária: o Paris Saint-Germain, time francês, aceitou pagar a multa contratual do jogador ao Barcelona, em uma transação que, ao todo, ficou em 222 milhões de euros (algo em torno de R$ 821 milhões). E, como é de praxe, movimentações na vida real deverão afetar o mercado do game "FIFA", tanto na versão atual quanto em "FIFA 18".

Isso mostra que o jogador já está estabelecido dentre os grande astros do futebol mundial. É uma situação bastante diferente da vista em 2009, quando o atleta ainda era uma mera promessa. E isso, claro, se refletiu no "FIFA", como veremos adiante.

Como era

Nos games, a "ousadia e alegria" de Neymar nem sempre foi reconhecida, especialmente em "FIFA 10", lançado em 2009 e que marcou a estreia do jogador nos gramados virtuais. Ainda no Santos e com 17 anos, Neymar era um jogador relativamente promissor - e só.

Ele só estava acima da média em três atributos: controle de bola (80), dribles (84) e aceleração (84). As informações são do site FIFA Index, com média inicial de 73 pontos e potencial para chegar aos 84.

Neymar no FIFA 10 - Montagem/UOL - Montagem/UOL
O jovem Neymar tinha atributos humildes em "FIFA 10", sua estreia na série; além disso, sua representação visual era para lá de genérica
Imagem: Montagem/UOL

Além do futebol em si, Neymar também tinha um visual genérico - apesar de manter seu nome, o que não ocorre hoje com quem joga em clubes brasileiros que estão no "FIFA". 

E ficou assim

A situação, claro, mudou completamente após sete anos. Ao longo deste tempo, o jogador viria a se tornar o principal brasileiro em atuação nos gramados da vida real. E isso se refletiu em sua performance no "FIFA". Tomando como base o "FIFA 17", Neymar evoluiu em todos os atributos e, mais do que isso, ganhou uma caracterização visual digna dos principais jogadores do game.

Hoje, o atacante tem média inicial de 92 pontos, com potencial para evoluir até 94 - descartamos aqui versões especiais do jogador presentes no modo "FUT".

Além de se destacar nos mesmos atributos de "FIFA 10", caso de controle de bola (95), dribles (96) e aceleração (93), ele ganhou um reforço considerável em outras áreas, caso de pique (90), agilidade (96), passe curto (81), posicionamento no ataque (90), finalização (89) e cobrança de faltas (84).

Neymar no FIFA 17 - Montagem/UOL - Montagem/UOL
Em "FIFA 17", a situação é completamente diferente: com visual fiel à realidade, jogador se tornou uma das potências do jogo, misturando velocidade e habilidade
Imagem: Montagem/UOL

Ou seja: o franzino jogador de "FIFA 10" virou uma potência no game, ficando pouco atrás do principal jogador do game, Cristiano Ronaldo. Resta saber agora como ele estará em "FIFA 18" e se sua mudança para o Paris Saint-Germain irá afetar sua representação nos gramados virtuais.