Topo

Maldição das 3RL custou US$ 1 bilhão à Microsoft e quase matou o Xbox 360

Do UOL, em São Paulo

06/08/2017 04h00

Quem teve um Xbox 360 certamente sofreu com a terrível maldição das Três Luzes Vermelhas (ou, no mínimo, conhece alguém que passou por isso uma ou mais vezes).

De fato, o problema das 3RL (sigla para o termo em inglês '3 Red Lights'), que indica quando o videogame tem algum problema crítico e não funciona, quase levou a marca Xbox ao fim da vida.

Em um podcast do IGN em 2015, o executivo Peter Moore, que era vice-presidente da Microsoft na época em que a polêmica das 3RL apareceu, disse que o problema custou mais de US$ 1 bilhão para ser resolvido - sendo que 240 milhões foram apenas para cobrir gastos de envio dos consoles para consertar.

A quantia absurda de dinheiro pode parecer proibitiva e até levantar a dúvida se realmente valeu o gasto, mas para a Microsoft era uma questão de 'matar ou morrer'.

Peter Moore - Divulgação - Divulgação
Peter Moore, na época vice-presidente da Microsoft, encarou o terrível desafio das 3RL
Imagem: Divulgação

"Lembro de estar sentado tremendo na frente do Steve [Ballmer, presidente da Microsoft na época]", comenta Peter Moore no programa.

"Ele disse 'Ok, explique a situação', e eu disse 'se não fizermos isso a marca morre".

"Ele disse 'Faça'. Não houve hesitação. E eu pensando 'vou acabar com as ações da Microsoft'. Mas, na verdade, nada mudou. Caso você seja um jogador de Xbox, pode agradecer ao Steve Ballmer por não ter hesitado. Acho que se não tivéssemos tomado essa decisão naquele momento, acho que a marca Xbox e o Xbox One não existiriam hoje em dia".

A Microsoft arcou com os consertos de várias unidades defeituosas de Xbox 360 e o problema só foi resolvido após sucessivas revisões de hardware.

Felizmente, o Xbox One não passou nem perto de sofrer algo parecido.