Topo

PC


Plágio: ex-craque de futebol ganha processo contra produtora de "LoL"

Com seus "dreads" e óculos especiais, Edgar Davids marcou época no futebol  - Reprodução
Com seus "dreads" e óculos especiais, Edgar Davids marcou época no futebol Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

14/08/2017 10h11

Se você acompanhou futebol internacional nos anos 90 e 2000, certamente lembra do holandês Edgar Davids, que teve passagem por times como Ajax, Milão, Juventus e Barcelona, além de representar seu país na Copa do Mundo da França, em 1998.

Além de sua habilidade no campo, Davids também era um dos jogadores mais fáceis de se reconhecer em campo, graças a seus "dreads" e óculos especiais, que usava por sofrer com glaucoma. Tanto que, em 2014, a Riot Games se inspirou nele para criar uma skin para o herói Lucian no jogo "League of Legends".

LoL - Edgar Davids - Reprodução - Reprodução
Bom, é difícil não notar uma certa semelhança
Imagem: Reprodução

Na época, Davids pareceu ficar lisonjeado, chegando até a fazer um tweet a respeito.

No fim de 2015, porém, um advogado do ex-jogador enviou uma carta para a Riot pedindo que removesse a skin do game por copiar sua imagem. No ano seguinte, a empresa respondeu com uma defesa nas cortes holandesas.

De acordo com o jornal Het Parool, a Riot chegou a argumentar que a skin tinha como objetivo ser reconhecida primeiro como Lucian e depois como Davids, já que o personagem já tem um estilo similar em sua versão "normal". A corte, porém, respondeu em favor do ex-jogador, que agora receberá parte dos lucros das vendas da skin na Holanda. Além disso, o estúdio deve revelar o quanto o item vendeu desde seu lançamento no país.