Topo

Como um brasileiro ajudou a criar o melhor game do Sonic dos últimos anos

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

15/08/2017 13h40

"Sonic Mania" é um jogo excelente e muito disso se deve à participação de fãs apaixonados pela série no desenvolvimento.

Dentre eles está o brasileiro Lucas "Midio" Carvalho, um paulistano que desistiu da arquitetura para se dedicar ao game design.

Trabalhando à distância, da casa dele mesmo, em São Paulo, e enviando os arquivos pela internet, Midio ajudou a criar toda a parte gráfica de "Sonic Mania".

Lucas "Midio" - Artista brasileiro de Sonic Mania - Divulgação - Divulgação
Midio já trabalhou na arte de diversos jogos indie, como "Rivals of Aether", "Murder" e "River City Ransom: Underground"
Imagem: Divulgação

"Eu trabalhei com pixel art no jogo, cuidei principalmente dos cenários. Trabalhei nas fases clássicas, melhorando as zonas que já existiam para combinar com o estilo visual que Tom Fry, o diretor de arte do jogo, pensou para 'Mania'. Eu também trabalhei nas fases de bônus! Tem muita arte que eu fiz pelo jogo, todas foram muito divertidas de criar!", contou ele em entrevista ao UOL Jogos.

Fã das antigas, Midio conheceu Sonic no Mega Drive, com os primeiros games do herói, no início dos anos 90, mas foi com "Sonic CD" que ele se apegou mesmo ao herói da Sega:

"Eu não tinha um Mega Drive quando era criança, mas felizmente meus vizinhos tinham um. Sempre que eu visitava eles, eu conseguia jogar 'Sonic'. Por volta de 1996, meu pai comprou um computador novo e ele veio junto com 'Sonic CD'. Foi meu primeiro jogo do Sonic! Já perdi a conta de quantas eu gastei nesse jogo (eu ainda tenho o CD perdido em algum lugar aqui em casa)".

Como ele fez parte da equipe de produção do game, claro que ele teve o trabalho duro (ou talvez sorte, né!) de jogar tudo bem antes do lançamento.

"Como artista, tenho de checar com frequência se os meus arquivos estão no lugar certo e aparecendo da maneira planejada, para dar minhas opiniões e receber feedback da equipe toda. Mas, principalmente, joguei ele todos os dias porque é divertido. Eu acho que é um jogo incrível, uma carta de amor para novos e antigos fãs da série".

Para aqueles que sonham em trilhar o mesmo caminho de Midio, ele deixa alguns conselhos inspiradores.

"Tem espaço para todo mundo nessa indústria, acho que é um bom pensamento para começar! Muitos jovens artistas costumam ficar frustrados porque o que eles querem fazer não é possível com o equipamento ou o nível de habilidade que eles têm.

Acham que esse vazio existe por falta de habilidade, experiência ou até porque não são 'talentosos' o bastante. O segredo é encarar isso mais como uma oportunidade de crescimento do que como um obstáculo. Eu realmente gostaria que alguém me tivesse dito isso quando estava começando".

ACOMPANHE UOL JOGOS NO YOUTUBE!