Topo

Afinal, como é dentro de uma Pokébola?

Divulgação/The Pokémon Company
Imagem: Divulgação/The Pokémon Company

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

16/08/2017 04h00

Um dos elementos mais importantes do mundo de "Pokémon" é também um de seus maiores mistérios: como é dentro de uma Pokébola?

Será que os Pokémon ficam confortáveis lá dentro? Ou será que eles são transformados em energia ou informação, essencialmente deixando de existir no plano corpóreo?

Infelizmente, não existe na franquia uma resposta concreta para essas perguntas. Afinal, o Meowth da Equipe Rocket, que tem o dom da fala, se recusa a entrar dentro de uma Pokébola para relatar como as coisas são por lá.

"Eu acho que é seguro dizer que é bem confortável dentro de uma Pokébola. É um ambiente bem confortável," disse ao site Kotaku o atual diretor da série de jogos, Junichi Masuda. "Talvez o equivalente a uma suíte cara em um hotel de luxo."

Poké Bola - Reprodução - Reprodução
Os Pokémon parecem tomar a forma de luz quando entram em uma Poké Bola
Imagem: Reprodução

As pequenas esferas que servem como abrigo para monstrinhos capturados parecem frutos de magia, mas na verdade são puramente tecnológicas.

A invenção dos artefatos ocorreu na região de Johto, onde artesãos utilizavam frutos conhecidos como Apricorns para criar as primeiras Pokébolas. Nos tempos atuais, empresas como a Silph Co. e a Devon Corporation produzem os itens em linhas de produção.

Como os Pokémon têm diversas formas e tamanhos, a praticidade de carregá-los em pequenas esferas que cabem na palma da mão é o maior benefício das Pokébolas para os treinadores. O mesmo modelo de Pokébola que abriga um pequeno Bulbasaur pode também servir como casa para um Wailord, que pode ter mais de 15 metros de comprimento.

ACOMPANHE UOL JOGOS NO YOUTUBE!

Apesar de não sabermos o que acontece nem que forma os Pokémon tomam dentro de uma Pokébola, algumas informações existentes no desenho e nos jogos dão pistas do funcionamento do item.

Primeiro: as Poké Bola devem, sim, oferecer grande conforto, pois muitos dos monstrinhos que aparecem no desenho demonstram o desejo de retornar para a proteção do lar após uma batalha difícil, como o Psyduck de Misty. E segundo: os Pokémon podem continuar conscientes dentro da Pokébola, respondendo a ordens que seus treinadores deram quando ainda estavam presos; ou não, como prova o Rowlett de Ash, que costuma estar dormindo quando é invocado.

Enquanto a Pokémon Company não revela de maneira concreta como funcionam as Pokébolas, ao menos podemos imaginar que seus interiores são tão aconchegantes como os que aparecem nessas artes criadas por fãs:

Poké Bola - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução