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Atari processa Nestlé por propaganda de Kit Kat; entenda

Blade Runner 2049 - logo da Atari - Reprodução
Blade Runner 2049 - logo da Atari Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

18/08/2017 11h35

A Atari - ou o que sobrou dela - está processando a companhia de produtos alimentícios Nestlé por copiar um de seus jogos para um comercial do chocolate KitKat no Reino Unido.

Na propaganda, diversas pessoas aparecem sentadas em um sofá jogando um jogo de videogame enquanto comem chocolates da marca KitKat Bites. 

O game em questão lembra bastante o clássico do Atari 2600 "Breakout" - sendo este, inclusive, o título dado ao comercial em questão -, criado pela dupla Steve Jobs e Steve Wozniak, futuros fundadores da Apple.

De acordo com o processo da Atari, registrado na corte de São Franciso, nos EUA, a cópia "é tão clara e descarada que a Nestlé não pode dizer que é uma infratora 'inocente'", e que a propaganda tinha como objetivo lucrar com a nostalgia trazida pelo game.

Em resposta, um representante da Nestlé declarou: "Este é um comercial para TV que passou no Reino Unido em 2016. A propaganda não está mais no ar e não temos planos de exibi-la novamente."

Jogo de aposta

A criação de "Breakout", uma espécie de "Pong" misturado com squash, é uma das lendas mais famosas da Atari, não só por incluir os futuros fundadores de uma das maiores empresas do mundo como pelas circunstâncias ao redor dele: procurando cortar custos, o presidente Nolan Bushnell prometeu um bônus de US$ 5 mil para quem pudesse criar um jogo com menos de 120 chips de circuito integrado.

(Confie, isso era um desafio enorme)

Steve Jobs, então empregado da empresa de games, levou o projeto para Wozniak - na época já considerado um dos maiores gênios da computação -, e juntos criaram a "peça de arquitetura mais engenhosa que vi na vida", de acordo com o engenheiro Harold Lee.

O que Jobs havia "esquecido" de mencionar era que havia um bônus de US$ 5 mil para o projeto, e Woz acabou recebendo apenas metade do pagamento de base pelo jogo.