Topo

Multiplayer entre PS4 e Xbox One? Microsoft e Sony discutem como fazer

PlayStation 4 e Xbox One juntos? Se depender da Microsoft, jogadores de ambos os consoles poderão disputar partidas online em rede unificada - Montagem/UOL
PlayStation 4 e Xbox One juntos? Se depender da Microsoft, jogadores de ambos os consoles poderão disputar partidas online em rede unificada Imagem: Montagem/UOL

Do UOL, em São Paulo

24/08/2017 11h18

Jogadores de PlayStation 4 e Xbox One já podem jogar partidas multiplayer em determinados games com quem utiliza um PC para a jogatina. A coisa muda de figura, porém, quando falamos de partidas entre donos dos consoles da Sony e da Microsoft.

Há, porém, uma chance de isso mudar. A notícia do momento sobre o tão sonhado "cross-play" entre consoles é que a Microsoft e a Sony estão, efetivamente, conversando sobre o tema.

Isso foi revelado pelo gerente de marketing da Microsoft, Aaron Greenberg, durante uma entrevista para o site GameReactor. De acordo com o executivo, a empresa norte-americana está em tratativas com a Sony para tentar tornar esse tema realidade.

ACOMPANHE UOL JOGOS NO YOUTUBE!

"Nós já fizemos uma parceria com eles em 'Minecraft' [game disponível para plataformas Sony e cuja produtora é de propriedade da Microsoft] e claro nós gostaríamos que eles fizessem parte disso, uma comunidade para unir jogadores. Então nós estamos negociando com eles e esperamos que eles apoiem a ideia".

O tema é antigo e, pelo menos ao que parece, a Microsoft se mostra mais aberta a uma solução positiva. A empresa já se manifestou em diversas oportunidades sobre o assunto, sendo uma das últimas durante a E3. Na ocasião, ao anunciar o "cross-play" para "Minecraft" entre Xbox One e Nintendo Switch, o chefe de operações do Xbox, Dave McCarthy, afirmou que gostaria de contar com a participação da Sony, mas que no momento isso ainda não seria possível.

Da parte da Sony, o executivo Jim Ryan deu uma declaração polêmica, dizendo que a empresa não permitia o "cross-play" por temer pela segurança dos usuários da PSN. Segundo Ryan, ao conectar com redes externas, como a Xbox Live, a empresa não poderia controlar totalmente a experiência.

Isso acabou por causar uma saia justa com o chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, que afirmou que essa abordagem não era sadia para a indústria por sugerir que a Microsoft não garante a segurança de seus usuários.

Mesmo sem uma definição de ambas as empresas, a notícia é boa por mostrar que ambas têm discutido com frequência sobre o tema. Aos jogadores, resta somente esperar.