Topo

Repetida de novo? Como são escolhidas as figurinhas de cada pacotinho

As figurinhas repetidas te esperam... - Pedro Henrique Lutti Lippe/UOL
As figurinhas repetidas te esperam... Imagem: Pedro Henrique Lutti Lippe/UOL

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

28/08/2017 04h00

Quem coleciona figurinhas conhece bem a sensação de não encontrar de jeito nenhum as últimas duas ou três que faltam para completar o álbum.

A sabedoria popular diz que certas figurinhas são propositalmente difíceis de conseguir - o que, teoricamente, incentivaria o colecionador a continuar comprando pacotinhos cheios de cromos repetidos. Mas será mesmo verdade? UOL Jogos foi atrás para descobrir.

"Não há figurinhas difíceis," garante a Panini, maior fabricante de figurinhas do Brasil. "Todos os cromos são impressos nas mesmas quantidades."

De acordo com a empresa, existem alguns fatores que podem criar no colecionador a impressão de que algumas figurinhas são mais raras.

ACOMPANHE UOL JOGOS NO YOUTUBE!

"O processo de distribuição dos envelopes não prevê a distribuição igual de todas as figurinhas para cada ponto de vendas no Brasil. Isso quer dizer que cada banca concentra figurinhas diferentes das outras," explica a representante da Panini. "Um outro fator está ligado às figurinhas especiais, que geralmente estão em menor porporção no álbum, e criam uma sensação falsa de serem mais difíceis."

A empresa ainda revela que há uma única regra limitando quais cromos você pode encontrar dentro de cada pacotinho: "a Panini garante que não ocorra duas ou mais figurinhas iguais no mesmo envelope."

Se você não está conseguindo a figurinha que falta, valem as dicas de sempre: "o colecionador pode trocar figurinhas repetidas com os amigos, ou então utilizar o serviço de atendimento que garante o envio de qualquer figurinha para que ele finalize sua coleção."