Topo

Restaurado no PS4, "Windjammers" ainda é tão bom quanto era nos anos 1990

O clássico esportivo da Data East prova que alguns games são atemporais - Divulgação/DotEmu
O clássico esportivo da Data East prova que alguns games são atemporais Imagem: Divulgação/DotEmu

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

31/08/2017 17h20

O melhor jogo de frisbees já criado está de volta com novas versões para PlayStation 4 e Vita, tão divertido e viciante quanto antes.

Lançado pela Data East originalmente para fliperamas e Neo Geo em 1994, e depois para Neo Geo CD no ano seguinte, "Windjammers" é basicamente uma versão glorificada de "Pong" em que dois competidores tentam lançar um disco para dentro do gol do oponente.

Mais do que as meras linhas de pixels controladas pelos jogadores no Atari, porém, os 6 personagens de "Windjammers" conseguem fazer lançamentos altos, com efeitos, revidar investidas em agilidade e até mesmo ativar técnicas especiais.

Em termos de agilidade e precisão necessários, "Windjammers" mais parece um jogo de luta do que de esporte. Com personagens tão capazes em quadra, as partidas ficam intensas desde o primeiro arremesso, e têm um ritmo frenético e envolvente.

Windjammers - Divulgação/DotEmu - Divulgação/DotEmu
Diferenças singelas entre as arenas mudam o ritmo das partidas
Imagem: Divulgação/DotEmu

Cada personagem tem diferentes valores de velocidade e força, além de lançamentos especiais que servem para pegar o adversário desprevinido. Independentemente da seleção de avatar, porém, jogadores devem depender principalmente na própria habilidade para vencer: reflexos rápidos permitem virar até mesmo partidas que estão indo muito mal.

Nota de Windjammers - Arte/UOL - Arte/UOL
Game foi avaliado no PlayStation 4
Imagem: Arte/UOL

Com exceção dos menus retrabalhados em alta definição, o novo "Windjammers" é idêntico ao original em termos visuais.

Na ausência da possibilidade de encontrar adversários desconhecidos no fliperama, jogadores podem participar de disputas online e até mesmo jogar partidas oficiais para determinar seu ranking.

O jogo ainda tem dois minigames, reminiscentes das porradas no carro de "Street Fighter II". Em um deles, o objetivo é lançar o frisbee o mais longe possível para que seu companheiro canino o agarre; e o outro é basicamente boliche com discos.

Por R$ 46, "Windjammers" oferece exatamente o que promete: uma versão frenética e divertida de um esporte pouco convencional, que pode ser facilmente aproveitada offline com os amigos, ou então online por aqueles que realmente curtirem a experiência e quiserem melhorar suas habilidades.