Topo

Rival de "Diablo", "Path of Exile" chega ao Xbox One e merece sua atenção

Divulgação
Imagem: Divulgação

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

01/09/2017 17h39

"Diablo" é um daqueles jogos que definem gêneros: RPGs de ação vistos do alto, onde você clica sem parar matando inimigos aos montes, coletando itens melhores e ganhando novos poderes para matar monstros ainda maiores em busca de itens muito melhores, em um ciclo sem fim. Muitos jogos que se inspiraram na fórmula de sucesso da Blizzard Entertainment, mas poucos chegaram ao mesmo nível de qualidade. É o caso de "Path of Exile".

Lançado originalmente em 2013 para PC, "Path of Exile" é o melhor rival de "Diablo" e, agora, chegou ao Xbox One. Gratuito e cheio de conteúdo, o jogo da Grinding Gear Games merece a atenção de todo jogador que é fã do gênero.

Path of Exile nota review - Gratuito para jogar, "Path of Exile" tem legendas e menus em português - Gratuito para jogar, "Path of Exile" tem legendas e menus em português
Imagem: Gratuito para jogar, "Path of Exile" tem legendas e menus em português
"Path of Exile" tem muito em comum com "Diablo 2": a ambientação sombria, as muitas opções de personalização e a sensação diferente de jogar com cada classe. O jogo não é tão simples e intuitivo quanto "Diablo 3" e parte do seu charme está no apelo "hardcore", com um sistema sofisticado de progressão e muitas opções para personalizar cada personagem.

Com esse foco nos jogadores mais entusiastas, os chamados "hardcore", a trama de "Path of Exile" é apresentada aos poucos e de forma indireta - bem ao estilo de um "Dark Souls" da vida. O próprio mundo do jogo é cheio de detalhes que você só vai saber ouvindo arquivos de áudio e lendo textos encontrados em estátuas perdidas nas profundezas de florestas e pântanos apinhados de monstros.

Você escolhe uma classe de aventureiro (pode ser um duelista, um bárbaro, um mago ou outra das sete classes disponíveis) e começa sua aventura exilado em uma terra distante e cheia de perigos, pagando a pena por seus crimes contra o império maligno. No começo do jogo, suas missões envolvem apenas sobreviver enquanto explora a ilha e luta contra canibais, mortos-vivos, demônios e feras que surgem das matas.

Assista ao trailer de "Path of Exile" para Xbox One

Start

Você ganha novas habilidades e vantagens ao subir de nível, mas os principais poderes e movimentos do aventureiro vem das armas, armaduras e gemas mágicas que estão equipadas. Basta trocar uma gema por outra para adquirir um novo golpe especial. Não gostou? Mude de volta. Outras pedras permitem aprimorar equipamentos ou trocar qualidades mágicas. A personalização é uma das melhores partes de "Path of Exile". Mesmo jogando com um personagem simples, como o duelista, dificilmente você vai encontrar outro exatamente igual.

Melhor do que "Diablo"?

Embora parecidos em gênero e conceitos, "Path of Exile" oferece uma experiência bem distinta de "Diablo 3: Reaper of Souls". Nos consoles, o jogo da Blizzard busca ser o mais amigável possível, dando aos jogadores o que ele tem de melhor: a diversão de massacrar dezenas de monstros ao lado dos amigos. "Path of Exile" tem mais elementos de RPG e exige que você escolha bem suas evoluções e aprimoramentos, trocando equipamentos com frequência para melhor massacrar dezenas de inimigos.

Path of Exile - Divulgação - Divulgação
"Path of Exile" traz uma boa variedade de monstros e chefões desafiadores para você enfrentar
Imagem: Divulgação

O jogo não tem o mesmo nível de polimento de "Diablo 3", mas não faz feio. Comparado com outros jogos do gênero, como "Adventures of Van Helsing" ou "Victor Vran", por exemplo, "Path of Exile" sai ganhando, tanto no visual quanto na variedade das locações e no envolvimento do jogador. A liberdade de evoluir o personagem de diversas maneiras acaba por aproximar você do aventureiro que está controlando e isso é essencial num bom RPG.

Como o game original foi lançado para PC em 2013, a versão de Xbox One já chega com todo o conteúdo existente e a expansão "Fall of Oriath", o que rende muitas horas de aventura só na primeira investida.

No fim das contas, "Path of Exile" não é melhor nem pior do que o principal concorrente, mas é uma alternativa excelente para os fãs de RPGs de ação e que pode ser experimentada sem custo algum. Como recusar um convite à aventura assim?

Gratuito mesmo?

Um aspecto importante de "Path of Exile" é que o jogo é gratuito, com opções de compras usando dinheiro de verdade dentro do game. Mas, diferente de alguns outros jogos "free to play" disponíveis nos consoles, você não é obrigado a comprar itens ou pagar para aprimorar seu personagem e conseguir avançar.

Você sequer é lembrado o tempo todo de que pode comprar itens bacanas para embelezar seu aventureiro ou adquirir um bichinho de estimação para correr ao lado dele. Você pode jogar de uma ponta até a outra sem gastar um centavo.

Path of Exile - Divulgação - Divulgação
São sete classes iniciais para escolher e cada uma delas evolui para três subclasses diferentes
Imagem: Divulgação

Para um game gratuito, "Path of Exile" parece menos mercenário do que muito jogo com preço cheio. As opções de micro transações não incomodam em nada - muito mais incômoda é a necessidade de estar sempre online para jogar.

Disponível para PC e Xbox One, "Path of Exile" oferece legendas e menus em português.